Novo Armazém 7 de Recife pronto para receber turistas na temporada de cruzeiros

0
Silver Whisper atracado no novo Terminal

O novo Armazém 7 do Porto do Recife, onde funcionará o terminal marítimo de passa- geiros, será apresentado esta manhã. Após cinco meses de obras, ele está pronto para receber turistas de navios nacionais e internacionais da temporada de cruzeiros 2010-2011.

O novo terminal é apenas um dos fatores de transformação do porto. O projeto de urbanização compreende um trecho de 1,3 quilômetro de extensão, entre a antiga Ponte Giratória e o Museu do Brum, orçado em R$ 25 milhões. A urbanização acontece paralela à reforma dos armazéns 11,12, 13,14 e 15, que vão ser disponibilizados para a iniciativa privada na oferta de lazer e serviços.

Na requalificação dos armazéns, a proposta é que eles funcionem como escritórios no piso superior e restaurantes ou cafés, no térreo. Próximo ao terminal vão funcionar, nos armazéns 9 e 10, o Museu Luiz Gonzaga e uma central de artesanato. Na obra de adequação do armazém 7, também está incluído um acesso ao terminal pela Avenida Alfredo Lisboa. O receptivo provisório irá contar com os serviços da Receita Federal, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A segunda etapa do projeto, orçada em R$ 17 milhões, vai ser licitada em agosto e estimativa é de ficar pronta até 2011.

A infraestrutura do futuro terminal vai contar com três pavimentos com elevadores, escadas rolantes e lojas, além de um estacionamento para ônibus e carros particulares. O espaço prevê o embarque e desembarque de até 250 mil passageiros. Além do armazém 7, também foi disponibilizado o 8 como reserva técnica de ampliação do terminal com recursos do PAC da Copa de 2014. Com a conclusão da dragagem do Porto do Recife, o calado passou a contar com 9,5 metros de profundidade, suficiente para receber navios de grande porte. A temporada de cruzeiros 2009-2010 espera movimentarmais de 100 navios até o fim do mês de abril. Cada um deles com capacidade para 2.500 a 3.200 passageiros.

Texto: (©) Copyright Diário de Pernambuco.
Imagens: (©) Copyright Juliana Cavalcanti.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui