Cruzeiro sozinho, vale a pena?

16

Muitas vezes temos vontade de fazer um cruzeiro mas por diversas razões não temos companhia e então acabamos deixando de viajar. Mas fazer um cruzeiro sozinho também pode ser uma experiência ótima. Um  cruzeiro marítimo é sempre uma oportunidade de se divertir e relaxar mesmo que não tenhamos uma companhia ideal. É claro que certos cuidados devem ser redobrados. Assim, por exemplo devemos ter toda a atenção com objetos de valor como documentos pessoais, cameras fotográficas, celulares, carteira, valores, cartão de bordo, medicamentos entre outras coisas. Devemos manter a atenção e “ficar de olho” em nossos pertences, afinal, estamos sozinhos. Mas isso não impede de aproveitarmos a viagem, dançar, ouvir uma boa música, fazer uma excursão ou mesmo relaxar na beira da piscina. Lembrando que as cabines dos navios são equipadas com cofres onde podemos guardar objetos de valor sem a necessidade de carregá-los o tempo todo.

Uma desvantagem de se fazer um cruzeiro sozinho é a questão do custo pois a viagem para uma só pessoa, na maioria das vezes, acaba saindo bem mais cara pois a pessoa é obrigada a adquirir uma cabine dupla, sendo que são poucos os navios que oferecem cabines individuais, como nas fotos abaixo, voltadas para uma única pessoa. Além disso é preciso considerar que mesmo nos navios que dispõe de cabines individuais, estas costumam ser poucas e podem esgotar rapidamente. Como se pode ver, geralmente tais cabines são confortáveis e bem completas com tudo o que uma cabine convencional oferece, exceto pelo fato que é voltada para um só ocupante. De qualquer forma, pode-se pesquisar, parcelar e no fim das contas  o custo de uma viagem individual pode sair bastante acessível.

As cabines individuais podem ser muito espaçosas e aconchegantes

Fazer um cruzeiro sozinho pode ser mais fácil para pessoas mais desinibidas que fazem amizade com mais facilidade e gostam de se enturmar e interagir. Lembrando que por ocasião do jantar formal a pessoa na maioria das vezes irá se sentar na mesa juntamente com outras pessoas como famílias e casais. Essa pode não ser uma situação muito confortável à princípio mas pode ser também uma oportunidade de conversar e descontrair. Eu me lembro de certa vez em que eu estava em um cruzeiro sozinho e na hora do jantar encontrei mais três pessoas, todas também sozinhas. Foi ótimo porque após o jantar ficávamos juntos boa parte do tempo, formando uma turma.  Foi um dos melhores cruzeiros que já fiz mas claro que isso foi muita coincidência. Mas se a pessoa preferir pode tentar solicitar uma mesa individual no restaurante. O pedido poderá ser atendido dependendo da disponibilidade, é claro.Uma coisa um pouco chata de estar em um cruzeiro sozinho é a dificuldade de se conseguir uma mesa no restaurante buffet por ocasião do café da manhã ou almoço pois nesses horários o restaurante costuma ficar lotado e não há ninguém para “guardar” lugar para a pessoa enquanto esta se serve. Mas claro que isto não é nenhum grande problema e sempre pode-se dar um jeito.

Lembrando ainda que a pessoa esta em um cruzeiro e nada impede que a mesma fique “no seu canto”, aproveitando a viagem, observando o movimento, assistindo os shows, tomando sol na piscina, bebendo um drink ou mesmo descansando na cabine. Afinal ninguém é obrigado a nada. Portanto se você tiver vontade de fazer um cruzeiro mas não tiver companhia, vá assim mesmo. Não deixe de viajar por falta de companhia pois, ao contrário do que pode parecer, um cruzeiro sozinho pode sim valer muito a pena e não podemos depender dos outros o tempo todo, não é mesmo?

 

Compartilhar

16 Comentários

  1. Já comprei cruzeiro no msc magnifica para 07.01.2018,para mim e meu pai,mas foi descoberto um tumor no esofago e estomago no meu pai em setembro,e não sei o que faço,se cancelo ou aguardo pois não tem mais o que fazer.

    • Olá Eliana, sim cruzeiros são muito bons. Mas muito triste esse problema com o seu pai. O melhor nesse momento é confiar em Deus, ele há de apresentar a melhor solução. Mas lembre-se família e saúde em primeiro lugar!

  2. Olá Eliana, sim cruzeiros são muito bons. Mas muito triste esse problema com o seu pai. O melhor nesse momento é confiar em Deus, ele há de apresentar a melhor solução. Mas lembre-se família e saúde em primeiro lugar!

  3. Depois que eu fiquei viúva eu já fiz 3 cruzeiros sozinha e não me arrependi de nenhum.Como você disse os inconvenientes existem,tais como valor e correr o risco de ter que dividir a mesa com desconhecidos mas, pelo menos nos que eu fiz,dividi a mesa com viajantes solo e, no final formamos um grupo.Não deixo que a falta de companhia me impeça de viajar, tomo sempre as precauções pertinentes.

  4. Olá. Gostaria de saber, se possível se fazer cruzeiros com poucos dias seria melhor do que fazer um cruzeiro tipo volta ao mundo. Perdi meu marido há quase um m~es e estou programando viajar em cruzeiros em final de 2019 e 2020. Também pretendo viajar sozinha.
    Meu nome é Noemi. Obrigada

    • Olá, muito interessante seu ponto de vista! Em março 2023 farei um cruzeiro solo. Já fiz alguns, mas sempre acompada por familiares e outras por amigos, mas, desta vez preferi não chamar outras pessoas para eu vivenciar minha própria companhia.

    • Olá Margarida! Me chamo Natanna e pretendo realizar um cruzeiro sozinha por esse período. Tens alguma agência de viagem ou consultor para me ajudar na programação para me indicar? Um abraço!

      • Boa noite
        Conseguiu o contato da agência? Sabe de alguma viajante disposta a dividir cabine Cruzeiro volta ao mundo 🌎

    • Olá Margarida, chamo-me Filipa e vou fazer um cruzeiro, Espanha, França, Itália e malta dia 19/08. Ia com uma amiga, infelizmente a mãe dela adoeceu gravemente e ela não vai poder ir. Estou indecisa em ir sozinha…. Como correu o seu cruzeiro? Valeu a pena? Estou um bocadinho receosa de ir sozinha

  5. Muito bem! Era o que precisava ler e tomar coragem para ir sozinha.
    Sempre fui com familia e agora filho cresceu, mãe não quer mais… enfim… bem isso mesmo, não vou deixar de passear por conta disso. Obrigada pelo incentivo, mesmo vc nem sabendo que deu…

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui