Dicas de viagem – Parte três

0
Hoje dando continuidade em nossa série sobre dicas de viagem vamos falar um pouco sobre o que usar em matéria de vestuário
G) Dicas sobre os tipos de roupas usadas nos cruzeiros :
Hoje em dia o ambiente nos navios de cruzeiro costumam ser bastante informais. Durante o dia, especialmente nos dias de sol, uma das áreas mais frequentadas é a piscina ou o “parque aquático”,  no caso de navios mais novos, maiores e modernos. Assim, nem é preciso dizer que trajes como roupas de banho (tanto para homens como para mulheres), bermudas, camisetas e chinelos são essenciais na bagagem de qualquer cruzeirista. Da mesma forma bermudas, camisetas e tênis costumam ser usados durante os passeios nos locais visitados pelo navio, por ocasião do desembarque dos passageiros. Tudo, é claro, dependendo do clima e das condições do tempo. No caso de chuva ou mau tempo, pode-se circular pelo navio também de maneira informal, usando um agasalho como uma jaqueta ou blusa de manga longa e calça jeans por exemplo. Algumas poucas peças como uma roupa de banho ou agasalho podem ser levadas na bagagem de mão para ser eventualmente usadas enquanto as malas não chegam na cabine, o que sempre pode demorar um pouco. No mar, inclusive, costuma ventar ou fazer um pouco de frio especialmente durante a noite, daí a recomendação de se ter à mão um agasalho especialmente no caso de se viajar com crianças
Durante a noite acontecem diversas atividades como o jantar formal, shows teatrais, cassino, festas, brincadeiras dançantes e apresentações com música ao vivo, entre outras. Assim, no geral, existe uma maior preocupação com o vestuário a bordo, especialmente por ocasião da noite do comandante. Ainda assim, hoje em dia os trajes costumam ser informais. Para homens é recomendado o uso de uma camisa e calça social ou mesmo um jeans ou camisa pólo. Se o passageiro desejar, pode fazer uso de uma vestimenta mais formal como paletó e gravata, especialmente na citada noite do comandante, apesar disto não ser obrigatório.

Para as mulheres, atualmente, tudo também costuma ser mais informal apesar de ser recomendada uma roupa ou vestido discreto sem abrir mão da elegância, especialmente na noite do comandante, conforme já mencionado ou mesmo para os shows no teatro do navio. Claro que para festas ou brincadeiras dançantes as roupas podem ser informais e confortáveis mesmo durante a noite.

É claro que muitas vezes vale o bom senso. É altamente desaconselhável frequentar o restaurante buffet em trajes de banho, até por uma questão de educação e higiene. Da mesmo forma, é desaconselhável para os homens frequentar o jantar formal de calção ou chinelos ainda que isso não seja expressamente proibido. No entanto, uma bermuda mais elegante e sóbria pode ser perfeitamente admissível no jantar. Em relação a noite do comandante,  deve-se frisar que é aceitável o uso de uma camisa e calça social ou mesmo um jeans ou camisa pólo. Uma vestimenta mais formal como paletó e gravata não é obrigatória apesar de usada com frequência pelos hóspedes que fazem questão de manter as tradições. No almoço ou café da manhã, quando servidos no restaurante principal é admissível um traje informal com bermudas e camisetas, devendo-se óbviamente apenas evitar trajes de banho no restaurante. Nos cruzeiros é muito comum haver festas temáticas como baile a fantasia ou festa tropical, por exemplo. Assim, é aconselhável ao hóspede procurar saber antecipadamente que tipo de festas haverá em seu cruzeiro a fim de providenciar os trajes adequados, embora o uso de trajes típicos em festas temáticas não seja obrigatório.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui