Dicas para viagens de cruzeiro – 2ª parte

0

Para ver a primeira parte das dicas para viagens de cruzeiro, clique aqui.

Nesta segunda parte do nosso artigo sobre dicas de viagem, se faz necessário tecer mais algumas considerações importantes sobre a bagagem. É fundamental fixar duas ou três etiquetas na bagagem, em local visível, contendo informações básicas como nome completo do viajante, telefone fixo e celular, nome do navio. Deve-se colocar ainda o número da cabine e o respectivo deck, sempre que tais informações estiverem disponíveis para o cruzeirista. Tais etiquetas poderão ser fixadas com fita adesiva transparente, devendo-se ter cuidado para que fiquem bem firmes evitando-se assim que tais etiquetas possam se soltar durante o trajeto até o porto ou mesmo até a cabine.

Essas informações buscam facilitar a identificação do passageiro no caso de extravio da bagagem, ajudando na localização do turista em questão para as devidas providências. Essas informações podem ainda auxiliar o passageiro a localizar sua própria bagagem, após o desembarque, em meio a tantas outras malas que são  retiradas do navio, evitando-se assim que a bagagem de um passageiro seja confundida com a de outro.

Além dessas etiquetas que deverão ser providenciadas pelo passageiro como um complemento, deve-se frisar que as companhias marítimas costumam fornecer, etiquetas para serem preenchidas pelo passageiro e fixadas, geralmente, ao redor da alça das bagagens. Estas etiquetas, fornecidas pela companhia marítima, costumam ser fornecidas por ocasião do recebimento do respectivo Voucher que é entregue pelo agente de viagens alguns dias antes do embarque. Por ocasião do desembarque, a companhia marítima também fornece etiquetas diretamente na cabine, as quais também deverão ser preenchidas pelo passageiro com informações como nome, telefone, navio e número da cabine. Essas etiquetas de desembarque deverão ser fixadas na alça da bagagem, tudo para facilitar a identificação e localização da bagagem, bem como, do respectivo proprietário. Também falaremos mais detalhadamente sobre esse assunto ao tratarmos dos procedimentos de desembarque do navio.

DICAS DE CRUZEIRO – PARTE 2

D) Voucher

 Como já citado acima, o voucher é a documentação de viagem, o equivalente a “passagem do navio”. Este documento é assim muito importante e também deve ser obrigatoriamente apresentado no embarque por ocasião do check-in. Normalmente contém informações como a identificação dos passageiros, número da reserva, data de embarque, nome do navio, número da cabine, roteiro além de outras informações e orientações que se fizerem necessárias.

O voucher é entregue pelo agente de viagens, geralmente, alguns dias antes do embarque e o recebimento deste documento é sempre motivo de satisfação para os passageiros. Ao efetuar a entrega do voucher, o  agente de viagens deverá fornecer as informações necessárias ao cruzeirista, buscando sanar todas as dúvidas possíveis. Este, por sua vez, deverá conferir os dados constantes no documento para se certificar de que as informações estão corretas.

E) Seguro Viagem

Os navios de cruzeiros possuem ambulatórios médicos para atender a eventuais emergências médicas a bordo. A morda corrente nos cruzeiros que navegam pela costa brasileira e pela América do Sul é o dólar americano. Portanto, todas as despesas são cobradas em dólares, inclusive despesas médicas. Para evitar possíveis dificuldades e transtornos, é muito importante que o passageiro contrate, antes de embarcar, um seguro viagem a fim de cobrir os custos de eventuais problemas de saúde durante a viagem.

O valor do seguro viagem também será cotado em dólar e deverá ser adquirido diretamente com o agente de viagens, por ocasião da aquisição do cruzeiro ou mesmo posteriormente. É claro, que nesse caso, é importante que se adquira o seguro com antecedência, antes da data da viagem, havendo assim tempo hábil para que tudo seja devidamente providenciado.

Em caso de emergência médica durante o cruzeiro, o passageiro deverá agir basicamente da seguinte maneira: Procurar o atendimento médico do navio, obviamente. Os possíveis gastos com medicamentos, por exemplo, deverão correr por conta do passageiro, lembrando que tais despesas serão cobradas em dólares americanos devendo ser pagas em espécie ou cartão de crédito internacional. Logo após o desembarque, o cruzeirista deverá entrar em contato com a seguradora em questão, em geral através de um número de telefone fornecido, informando todos os dados, bem como, o ocorrido durante a viagem, afim de ser reembolsado pelas despesas médicas durante o cruzeiro.

Contudo, para que este reembolso possa ocorrer sem maiores problemas é fundamental que o passageiro peça e guarde os recibos de todas as despesas médicas ocorridas a bordo, a fim de comprovar seus gastos. O seguro viagem também pode ser útil no caso de danos ou extravios de bagagens. Portanto, é essencial que o passageiro contrate um seguro viagem pois é uma segurança a mais durante o cruzeiro, tanto para aqueles que viajam sozinhos como para aqueles que viajam com familiares e amigos, inclusive com crianças. E os valores do seguro costumam ser bastante acessíveis.

F) Tipos de cabines

Vamos falar um pouco agora sobre os tipos de cabine que se pode encontrar a bordo de um navio. Basicamente existem três tipos de cabine: cabine interna, cabine externa e cabine com varanda. A cabine interna como o próprio nome diz são cabines que não dispõe de janelas e consequentemente são privadas de luz natural. São as cabines mais baratas  e portanto são indicadas para quem não quer gastar muito mas ao mesmo tempo tem o sonho de fazer um cruzeiro marítimo. Mas isso não significa que elas não sejam confortáveis. Todas as cabines, inclusive as internas, dispõe de banheiro privativo, frigobar, aparelho de TV, cofre, armário com cabides para guardar roupas e outros pertences entre outras comodidades.

Já as cabines externas são aquele que apresentam vista para o mar através de uma janela  pela  qual, óbviamente, o viajante tem uma vista do oceano e das localidades visitadas pelo navio. Esse tipo de cabine é muito útil pois além de ser mais confortável pela presença da iluminação natural, tem todas as comodidades apresentadas pelas cabines internas. Nesta categoria existem as chamadas cabines externas com “vista obstruída” que como o próprio nome diz, nada mais é do que uma cabine externa cuja vista é obstruída pela presença de lanchas ou botes do navio do lado de fora. Assim o viajante ao embarcar ou em momentos de navegação não terá a vista do lado de fora da cabine.

Contudo, muitas vezes quando o navio fica fundeado em determinado destino cujo desembarque dependa de tais lanchas, o passageiro deste tipo de cabine poderá ter uma visão da área externa como se fosse uma cabine externa convencional, uma vez que as citadas lanchas estarão sendo utilizadas. As cabines com vista obstruída costumam ser um pouco mais baratas do que as cabines convencionais, contudo, na hora de fechar a compra é aconselhável que o passageiro fique atento à localização da cabine na planta do navio a fim de saber exatamente o que esta comprando e evitar adquirir uma cabine em uma posição indesejada ou mesmo surpresas desagradáveis.

Para quem esta disposto a gastar um pouco mais existem as cabines externas com varanda, que como o próprio nome diz são aquelas em que o hóspede dispõe de uma varanda privativa. Tais espaços são ideais para se ter uma vista privilegiada do mar e das paisagens visitadas além de se poder relaxar com total privacidade.  São cabines mais caras e costumam ser um pouco mais espaçosas e bem decoradas, especialmente em navios mais modernos. Evidentemente, além da varanda essas cabines possuem as mesmas comodidades das cabines internas e externas citadas acima.


No que diz respeito a ocupação, as cabines costumam ser duplas, ou seja, para duas pessoas. Assim o cruzeirista que viaja sozinho é obrigado a pagar o valor de duas pessoas. No entanto, algumas companhias disponibilizam cabines individuais internas e externas, para apenas uma pessoa, embora por um valor ligeiramente mais alto.  Além disso não são todas as embarcações que oferecem esse tipo de acomodação e mesmo nos  navios que dispõe de cabines individuais estas costumam ser poucas. Ressaltando que as cabines individuais geralmente são bastante amplas e confortaveis. Existem ainda cabines triplas ou  quádruplas, ideais para familias ou grupos de amigos.

No mais, existem cabines mais espaçosas e bastante luxuosas por um valor bem mais alto. São as chamadas Suites, Mini Suites ou Gran Suites, por exemplo, sendo que algumas dispõe até de banheira com hidromassagem, além de móveis e decoração bastante requintados.

Além disso certas companhias, atualmente, oferecem em alguns de seus navios espaços exclusivos e luxuosos. Esses espaços são repletos de conforto e mordomias para os hóspedes, dando direito a piscinas e restaurantes exclusivos, por exemplo e alguns oferecem até serviço de mordomo. Funcionam como se fosse uma “primeira classe” do navio, assim os cruzeiristas hospedados nesses espaços exclusivos podem frequentar livremente as demais áreas do navio enquanto os viajantes hospedados fora destes espaços não tem acesso a estas áreas. Naturalmente que todo esse conforto tem um custo bem acima do convencional.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui