Dicas de viagem parte quatro

0
Continuando hoje a nossa série sobre dicas de viagem:
H) O que não é permitido levar na bagagem:
É  expressamente proibido aos passageiros embarcar portando determinados itens, até por razões de segurança, entre esses podemos citar como exemplo: Ferro de passar roupa, “chapinha”, armas brancas e armas de fogo. Da mesma forma, obviamente, é proibido o embarque com bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas.  No caso de objetos metálicos é bom lembrar que o terminal de embarque dispõe de detectores de metais para as bagagens e no caso de bebidas alcoólicas a melhor recomendação, naturalmente, é que o passageiro compre as bebidas de sua preferência a bordo do navio ou adquira um pacote de bebidas mesmo antes do embarque com seu agente de viagem. Com essas dicas simples o passageiro evita incorrer em erros, transtornos e possíveis constrangimentos.
I) Horário para se chegar ao porto:
Normalmente o período da manhã é reservado para o desembarque dos passageiros. Assim, os procedimentos de embarque, inclusive o Check in, costumam ser iniciados por volta do meio dia. Contudo é preciso deixar claro que este horário é meramente exemplificativo, podendo variar de acordo com o número de navios atracados ou de acordo com o movimento de passageiros no porto em determinada data.  Assim é interessante para o passageiro chegar ao porto entre 11:00 e 11:30 horas. Este é assim um horário equilibrado de forma que o passageiro não chegue tão cedo evitando-se demora e cansaço desnecessário. Por outro lado, o passageiro não deve chegar muito tarde pois do contrário estará sujeito a correrias, transtornos e atrasos.
Deve-se levar em conta que no trajeto até o porto o passageiro estará sujeito a determinados imprevistos como mau tempo, congestionamentos, uma falha mecânica entre outras coisas. Assim é fundamental que o passageiro faça um planejamento detalhado  do trajeto até o porto, inclusive no que se refere ao horário de saída de sua residência e distância a ser percorrida, especialmente no caso de cruzeiristas que residam em cidades mais distantes ou mesmo em outros estados, dependendo de transporte rodoviário ou aéreo. Nestes casos é recomendado ao passageiro fazer reserva em um hotel e chegar ao local de embarque um dia antes para que possa chegar descansado e com tranquilidade para a viagem.
J) Algumas breves dicas para se chagar ao porto:
Para quem sai de algumas cidades do interior de São Paulo, por exemplo, costumam existir serviços de ônibus fretados que fazem o trajeto até o porto de Santos, percorrendo várias cidades e pegando os passageiros em um ponto pré determinado em cada uma das cidades. É importante frisar que não são todas as cidades que são beneficiadas com esse serviço. Assim, o passageiro deve se informar muito bem a esse respeito e verificar a disponibilidade do serviço junto ao seu agente de viagem no momento de fechar seu cruzeiro. Assim, se for o caso, o passageiro poderá adquirir a passagem do ônibus fretado com destino ao porto diretamente com seu agente de viagem no momento de fechar o pacote do cruzeiro ou mesmo posteriormente. As passagens destes ônibus costumam ser de ida e volta, ou seja, o ônibus leva os passageiros até o porto para o embarque e depois volta para buscá-los  no dia do desembarque, fazendo o trajeto contrário ao da ida e deixando os passageiros em suas respectivas cidades, em geral, no mesmo ponto do embarque. Tudo por um preço bastante acessível por pessoa. Alguns destes ônibus também partem de São Paulo, Capital, localizada próxima ao porto de Santos, no caso.
Passageiros que viajam em um grupo maior pode optar também por um serviço de van ou “lotação”  para chegar ao porto ou mesmo um serviço de táxi de confiança. Essa pode ser uma alternativa bem econômica já que os passageiros podem dividir o custo do trajeto entre si. Para passageiros que embarcam em Santos, por exemplo, estas opções também podem ser válidas para aqueles que desembarcam na Capital, São Paulo, por via aérea ou rodoviária vindos de cidades mais distantes ou outros estados e precisam  chegar até o porto. Claro que tudo precisa ser detalhadamente planejado com antecedência.
Passageiros que preferirem ir de carro até o porto e deixar o veículo no estacionamento do terminal de passageiros durante a viagem, devem se informar sobre a disponibilidade, custos e forma de funcionamento do estacionamento do terminal  ou mesmo de estacionamentos privados de confiança nas proximidades do terminal de passageiros. Logicamente que, nesse caso, o interessado deverá procurar por um estabelecimento idôneo e de preferência com referências, para que possa deixar seu veículo com total segurança durante o cruzeiro.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui