Excursões: Comprar no navio ou fazer por conta própria?

0

 

Não é preciso dizer que um dos maiores atrativos dos cruzeiros marítimos é a possibilidade que o passageiro tem de desembarcar e conhecer os vários lugares visitados nas escalas realizadas pelo navio. Embora geralmente as escalas sejam relativamente rápidas, demorando apenas algumas horas, as pessoas costumam ter tempo para conhecer os principais pontos turísticos do local como uma espécie de “degustação” para quem sabe voltar em outra oportunidade. Pois bem, para conhecer tais pontos turísticos o passageiro pode adquirir um dos “pacotes de excursão” que são vendidos a bordo ou se aventurar a fazer um passeio por conta própria. Muita gente reluta em adquirir tais pacotes a bordo do navio pela questão de custo. Tais passeios são vendidos em dólar e o custo, por pessoa, costuma ser alto.   Assim muitas pessoas acabam fazendo os passeios por conta própria por meio de serviço de taxis ou guias locais que sempre oferecem passeios de escuna ou em veículos como vans, por exemplo.   Obviamente esses passeios vendidos em terra, são comercializados em reais, o que em teoria acaba saindo mais em conta especialmente se os passageiros estão em um grupo grande de pessoas

 

Contudo, sempre é preciso se atentar para a questão da segurança. Os pacotes adquiridos no navio, tem a vantagem de serem previamente organizados, em veículos fretados, contam guias especializados e respeitam inclusive o horário de retorno ao navio. Algumas companhias de cruzeiro oferecem inclusive a possibilidade de se adquirir os pacotes de excursões de forma antecipada através do próprio site ou através do agente de viagem. Assim, adquirir os pacotes no navio ou através da própria companhia marítima pode ser  aconselhável  em cidades grandes especialmente se o turista não conhece bem o local. Ainda assim, caso a escolha seja fazer o passeio por conta própria deve-se, sempre que possível,  planejar tudo com antecedência, pesquisar sobre as atrações que se deseja visitar, como chegar ao local, valores e escolher serviços de confiança, de preferência mediante indicação de alguém que tenha utilizado tais serviços. Lembrando que em qualquer circunstância, sempre é fundamental ter em mente a questão da segurança, tomando cuidado com valores e objetos pessoais.

Em cidades menores torna-se mais fácil fazer passeios por conta própria. Assim, a pessoa pode geralmente caminhar pelo centro da cidade e fazer compras com certa facilidade, por exemplo. Ainda assim, caso se opte por contratar um serviço ou pacote de excursão vendido em terra a fim de conhecer praias ou atrações  mais distantes, os mesmos cuidados mencionados acima se fazem necessários.

Assim, não se deve pensar apenas em economia na hora de contratar um pacote de excursões, mas também, em conforto e segurança.  Essa é a melhor forma de se tentar garantir um ótimo passeio.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui