Pampa Cruises terá operação de ano inteiro no Brasil e Argentina

7
Delphin atracado em Lisboa, Portugal

A América do Sul terá uma grande novidade para a temporada 2018/2019: a estréia de sua primeira companhia de cruzeiros regional. Batizada Pampa Cruises, a empresa tem sede em Buenos Aires e operará na Argentina e no Brasil.

Logotipo da nova companhia

Por aqui, tem como referência Milton Sanches, veterano da indústria de cruzeiros nacional. Com mais de 25 anos de experiência, Sanches chegou a ser diretor de cruzeiros da CVC e também operou com sua própria companhia, a BCR Cruzeiros. Agora, irá cuidar das vendas e das operações brasileiras da Pampa. “Vamos ter cruzeiros a partir do Nordeste (com escalas em Noronha), cruzeiros do Sudeste, cruzeiros Argentina/Uruguai/Brasil e cruzeiros argentinos exclusivos. Serão 26 portos em 1 ano de cruzeiros de Outubro de 2018 a Setembro de 2019”, explicou ele.

A companhia utilizará diversos portos base durante seu primeiro ano de operação. Além dos tradicionais Santos e Buenos Aires, partirá também de outros portos como Recife, Salvador e Ushuaia. “Vamos oferecer também um posicionamento com passageiros Pireus/Lisboa/Funchal/Recife, que é onde começa a operação nacional”, acrescentou Sanches ao Portal WorldCruises.com.

Um dos destaques da operação são os roteiros com passagem por Fernando de Noronha, que não são realizados há vários anos. Partindo de Recife, a Pampa fará itinerários de 5 a 7 noites para o destino, com escala em outras capitais nordestinas.

O Delphin já operou no Brasil outras vezes, principalmente fretado a operadores alemães

A embarcação que será utilizada pela companhia em sua estréia é o Delphin. De médio porte, o navio tem capacidade para cerca de 550 passageiros e é ideal para a operação, segundo Sanches. “É o projeto mais completo de roteiros na América do sul e o navio é o mais adequado para operar em Noronha, com um único turno de refeições de qualidade e com muita animação, além de muito mais conforto nos embarques e desembarques”, disse o executivo.

O plano da Pampa é que o navio permaneça na América do Sul pelos próximos cinco anos, realizando roteiros a partir do Brasil e da Argentina.

As reservas para o primeiro ano devem ser abertas a partir da segunda quinzena de maio, enquanto o site da companhia já está online.

Roteiros: Nordeste, Sudeste, Argentina e Patagônia

O Portal WorldCruises.com teve acesso com exclusividade aos roteiros da Pampa em seu primeiro ano de operações. O navio realizará 64 roteiros a partir de portos argentinos e brasileiros; sendo que o primeiro parte em 19 de outubro deste ano.

Travessia, Nordeste e Noronha
Lisboa será um dos portos de escala do navio. Nesta foto, é visto por lá em 2010

A Pampa inicia sua operação em Piraeus, na Grécia, no dia 2 de outubro. Lá, o Delphin parte em travessia atlântica rumo ao Recife. Com 16 noites, o cruzeiro escala também os portos de Lisboa e da Madeira. Dessa forma, chega a Recife no dia 18 e parte no dia 19, em seu cruzeiro inaugural. Com cinco noites, o itinerário tem ida e volta a Recife, e ainda escala Maceió, além de Fernando de Noronha, onde realiza pernoite.

O roteiro se repete outras três vezes, partindo também nos dias 24 e 29 de outubro e em 5 de novembro. Em seguida, o Delphin parte rumo a Buenos Aires, no dia 8. O cruzeiro posicional tem 11 noites e parte de Recife. Antes de chegar a capital argentina, escala em Maceió, Salvador, Rio de Janeiro (nestes dois últimos, faz pernoite), Santos e Itajaí.

Cruzeiros a partir de Buenos Aires e Ushuaia

Uma vez em seu porto base argentino, o navio realiza diversos cruzeiros voltados ao mercado local. São itinerários com duração que varia entre quatro e onze noites e visitam tanto destinos argentinos, como Mar del Plata, como brasileiros e uruguaios. Com passageiros argentinos, o Delphin visitará Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú. Nesse último, inclusive, deve passar a noite de ano novo, assistindo a queima de fogos local enquanto fundeado.

No começo de fevereiro, está prevista uma pequena temporada mais ao sul, com cruzeiros a partir do porto de Ushuaia, na terra do fogo argentina. De lá, o Delphin realizará mini-cruzeiros para os fiordes chilenos e patagônia.

Sudeste e mini-cruzeiros desde Santos

A volta para o mercado brasileiro está marcada para o fim de abril. No dia 23, o navio embarca em um posicional entre Buenos Aires e Santos, com cinco noites. O roteiro inclui passagens por Montevideo, no Uruguai, e por Balneário Camboriú, onde há pernoite.

A partir do porto de Santos, o Delphin irá realizar seis mini-cruzeiros, com duração que varia entre três e cinco noites. Os cruzeiros irão visitar vários portos do Sudeste, entre eles Búzios, Rio de Janeiro bem como Ilhabela. O último mini-cruzeiro com partida de Santos acaba no porto de Salvador, no dia 23 de maio. A viagem parte do litoral paulista quatro dias antes, e passa também pelo Rio de Janeiro.

Nordeste com Noronha e Natal
O Terminal de Cruzeiros de Recife será o ponto de partida de vários cruzeiros da Pampa Cruises

Entre maio e junho, o Delphin realiza sua segunda mini temporada no Nordeste, com roteiros partindo de Recife e Salvador. No dia 23, o navio parte de Salvador rumo a Recife em cruzeiro de 6 noites com escalas em Natal e Fernando de Noronha (onde há pernoite). Posteriormente, inicia operação regular a partir de Recife, com cinco cruzeiros partindo da capital pernambucana.

Todos os cruzeiros incluem pernoite no Arquipélago de Fernando de Noronha, além de escalas em portos como Maceió, Natal e Fortaleza.

Retorno a Buenos Aires e férias de julho

No dia 26 de junho, o navio retorna para Buenos Aires, em cruzeiro posicional de 10 noites. Logo depois de partir de Recife, a viagem passa por Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Santos e Itajaí.

A partir de Buenos Aires, volta a realizar cruzeiros voltados ao mercado argentino. Os cruzeiros tem duração variada, visitando destinos no Brasil, Argentina e Uruguai. As principais escalas dos itinerários são Mar del Plata, Montevideo, Porto Belo, bem como Itajaí.

Mais mini-cruzeiros a partir de Santos e Nordeste

Nos meses seguintes, o Delphin volta a navegar pelo Brasil, com cruzeiros a partir dos portos de Santos e Recife. Em agosto, são três mini-cruzeiros adicionais a partir de Santos, visitando Búzios, Rio de Janeiro e Ilhabela.

Em seguida, o navio segue rumo Norte até o porto de Recife. De lá, inicia nova série de cruzeiros rumo a Fernando de Noronha bem como outras capitais do Nordeste. Dessa vez, os cruzeiros tem duração que varia entre 4 e 6 noites, visitando os mesmos portos das outras mini temporadas na região.

Oktober Fest a partir de Santos e retorno a Buenos Aires

A parte final da programação do primeiro ano da Pampa começa com um posicional rumo ao porto de Santos, partindo de Recife. O navio parte da capital pernambucana em 16 de setembro e, em seguida, escalar Maceió, Salvador e Rio de Janeiro. A chegada em Santos está marcada para 22 de setembro.

Uma vez em Santos, inicia nova série de mini-cruzeiros, dessa vez temática e com destino diferente. Em 26 e 30 de setembro e em 4 de outubro, o Delphin realizará cruzeiros de quatro noites com destino a Itajaí. O navio permanecerá atracado no porto por duas noites em cada um dos cruzeiros, com a intenção de que o passageiro visite a Oktoberfest que ocorre em Blumenau.

Posteriormente, o navio segue para Buenos Aires, onde realiza mais mini-cruzeiros voltados ao mercado argentino.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Agostinho, Daniel Capella (Recife) e Pampa Cruises (logo).

Compartilhar

7 Comentários

  1. Precisamos saber: Quem são os afretadores do navio? Tem suporte financeiro? Temos que ter cuidado para não entrarmos numa fria.

    • os afretadores são idôneos e remanescentes dos Cruzeiros Marítimos desde muitos anos, com sucesso. Por todo Brasil.
      Esta é uma discussão fora de cogitação.
      Erivaldo Martins Cruz
      Costa Maritima Logistica e Turismo Internacional Ltda
      Santos – SP

  2. A grande questão da entrada destes Navios no Brasil é a utilização do modelo geral do gerenciamento quanto aos requisitos de atendimento as questões ambientais de cada local de atracação, considerando que o Brasil apesar de ter orgãos regulamentadores cada unidade da federação tem um entendimento quanto aos requisitos legais ambientais de cada local. Deveriamos manter uma formação única de atendimento em qualquer um dos locais de atracação.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui