Primeiro de série de nove navios, AIDAnova estréia em dezembro

0
classe helios
AIDAnova é o primeiro navio de classe que será adaptada para frotas da AIDA, Carnival, Costa e P&O

Nos próximos anos, quatro marcas da Carnival Corporation receberão nove navios semelhantes. Construídos em dois estaleiros, as embarcações terão características diferentes, específicas para os mercados que servirão, mas o mesmo design básico.

Conhecida inicialmente por classe Helios, terá seus navios entre os maiores do mundo, com cerca de 180 mil toneladas e capacidade para mais de 5,000 passageiros cada – em ocupação dupla. A ocupação dupla é aquela que considera apenas dois passageiros por cabine, ainda que mais leitos estejam disponíveis.

O Iona, da P&O Cruises

A Carnival Cruise Line receberá dois destes navios, a P&O Cruises do Reino Unido outros dois, enquanto a Costa Crociere operará outros dois e a AIDA Cruises, três.

A companhia alemã, inclusive, é a primeira a inaugurar um navio do tipo. O AIDAnova será inaugurado já no fim deste ano. Assim, é o primeiro navio da classe Helios a ter praticamente todos os seus detalhes revelados.

Em 2019, entra em operação o Costa Smeralda, pela Costa. Já em 2020 é a vez da P&O receber seu primeiro navio, batizado Iona. A Carnival ainda não batizou seu protótipo, que entra em operação também em 2020. Cinco navios gêmeos seguirão entrando em operação até 2023.

Propulsão por LNG e dois estaleiros diferentes

Costa Smeralda entra em operação em 2019

Do ponto de vista de técnico, o sistema de propulsão da classe Helios é inovador, baseado em LNG ou GNL – o gás natural liquefeito. Isso significa que os navios serão capazes de operar utilizando apenas esse combustível. Mais eficiente e menos prejudicial ao meio ambiente, o LNG é considerado o futuro para a indústria marítima.

Seguro, o sistema de propulsão à gás garantirá que o AIDAnova e o restante da classe, emita menos gases prejudiciais que àqueles movidos exclusivamente à diesel. A AIDA já opera dois navios a LNG, o AIDAprima e o AIDAperla. As embarcações, no entanto, utilizam sistema misto de propulsão, que também consome diesel.

AIDAnova em construção; AIDA recebrá posteriormente outros dois gêmeos do navio

Baseados pelo grupo Meyer em parceria com a Carnival Corp, os navios serão construídos em dois estaleiros diferentes: o Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha, e o Meyer Turku, na cidade de Turku, na Finlândia.

Os da AIDA estão em construção na Alemanha, enquanto os da Costa virão da Finlândia, assim como os da Carnival. Já os da P&O serão também construídos na Alemanha.

As entregas acontecem entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2023.

Entretenimento: as piscinas

Beach Club do AIDAnova

Utilizando características primárias semelhantes, os navios desta classe terão seus interiores projetados com base na necessidade das marcas que os operarão. O AIDAnova é o que já teve mais de seus detalhes revelados neste setor.

Pensado para operar cruzeiros em todos os climas, o navio terá uma área de piscina totalmente coberta, com teto de vidro retrátil. Essa área será ocupada pelo AIDA Beach Club, um conceito de piscina e área de convivência que estreou no AIDAprima e simula um clube de praia.

Na Costa, essa mesma área receberá a Spiaggia, uma área de piscina semi-coberta que contará com dois andares, dois bares e um restaurante-grill. No italiano, a palavra spiaggia significa praia, assim, ainda que detalhes ou previsões artísticas do local tenham sido reveladas até o momento, espera-se que o espaço seja semelhante ao da AIDA.

No AIDAnova, espaço do Beach Club será também usado para festas durante a noite

Ainda não há informação sobre o uso do espaço pela P&O e Carnival.

Em todos os navios, no entanto, espera-se que o deck 16 seja o deck das atividades, assim como no Nova. Nesse nível, a embarcação contará com toboáguas, parque aquático, campo de mini golfe e circuito de cordas.

A área externa da popa também irá variar de marca em marca. Na AIDA, contará apenas com um bar externo. A P&O terá uma piscina com vista panorâmica, atração popular nos navios atuais de sua frota. Já a Costa trará um conceito novo, inspirado na Piazza de Spagna, praça em Roma.

O espaço reproduzirá uma praça, com fonte, vasos e luminárias características. A atração especial será o piso de vidro suspenso, instalado na parte mais à popa. A piazza ainda contará com um restaurante e um bar.

Piazza de Spagna, na popa do Costa Smeralda

Entretenimento: o átrio central

Todos os navios da classe Helios contarão também com uma área semelhante ao Teatrium, da AIDA. Presente em todos os novos navios da companhia alemã inaugurados desde a classe Sphinx, o local é central e multi-uso. Uma mistura de átrio com teatro, tem vista panorâmica, bares e pelo menos três decks.

Colosseo no Costa Smeralda

Para os projetistas da AIDA, foi a forma encontrada de transformar o teatro em uma área útil e mais atrativa durante todo o dia – e não apenas durante o horário de shows. Movendo-o para um átrio adaptado, o teatro torna-se um ponto central de convivência do navio e libera área significativa para outras atrações bem como mais cabines.

Teatrium, no AIDAnova

Os navios da Costa, no entanto, seguirão tendo um teatro, além do átrio neste formato. Para a companhia italiana, o conceito do Teatrium foi transformado no Colosseo, uma espécie de homenagem ao Coliseu de Roma. Com três decks, o espaço será o átrio do navio, mas também servirá para shows, contando com palco, efeitos cenográficos e paredes forradas por telões de LED, além de bares e assentos panorâmicos.

Grand Atrium, no Iona

Na P&O, o espaço se torna o Grand Atrium. Em três decks, o espaço concentra bares, um gastropub e um grande vão aberto circular.

Gastronomia

No quesito gastronomia, o AIDAnova terá, no total, 17 restaurantes diferentes. O número deve ser semelhante ao dos navios das outras companhias. Marcas que não tem tradição em ter grande número de restaurantes de especialidade, como a Costa e a Carnival, os verão pela primeira vez.

Hamburgueria a bordo do AIDAnova

A AIDA, no entanto, trabalha com um conceito diferente no setor de alimentação. Tradicionalmente, em seus navios o passageiro tem mais opções de restaurante – inclusive alguns temáticos – incluídas na tarifa do cruzeiro. Entretanto, todos estes funcionam no sistema self-service e em turno aberto. Ou seja, é possível escolher entre vários buffets, que apresentam culinária diferente e não contam com turnos.

Serão cinco opções incluídas nessa sistema, segundo a companhia, com algumas novas opções. Os únicos restaurantes a-la-carte da AIDA, são os de especialidade, quase todos pagos. No novo navio, além de novas opções, retorna o French Kiss, de culinária francesa, o italiano Casanova, bem como a cervejaria Brauhaus.

O restaurante especializado em frutos do mar do AIDAnova, chamado Ocean

Durante as refeições, em todos os restaurantes, algumas opções de bebida estão incluídas, são elas: vinho, cerveja, água e refrigerante.

Segundo informações preliminares, o Costa Smeralda terá pelo menos 12 opções culinárias diferentes. Um navio da classe Concordia, possui menos da metade.

A Carnival e a P&O ainda não revelaram seus planos para a área gastronômica de seus navios.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Carnival Corp

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui