Braztoa Desvenda discute tendências, novidades e características dos cruzeiros

0
Magda Nassar e Marco Ferraz abrem evento

A Unibes Cultural, em São Paulo, foi palco do último Braztoa Desvenda deste ano. O encontro, aconteceu na tarde da última terça-feira (13/11) e reuniu dezenas de profissionais do turismo para abordar a indústria de cruzeiros.

Público no teatro da Unibes Cultural

Às vésperas do início da temporada de cruzeiros em águas brasileiras, o evento reuniu especialistas e players do mercado em debates com o objetivo de explorar tendências e oportunidades de viagens no Brasil e no mundo.

O primeiro navio da estação nacional regular, o MSC Fantasia realiza seu primeiro embarque no dia 24. Antes de chegar a Santos, de onde parte o primeiro cruzeiro da estação, passa por Salvador (19/11), Ilhéus (20/11) e Rio de Janeiro (22/11).

Painéis

Magda Nassar, presidente da Braztoa abriu o primeiro painel do evento falando sobre como as experiências que os cruzeiros proporcionam agradam e fidelizam os viajantes. “Segundo um levantamento da CLIA Brasil, 90% das pessoas que viajaram de navio na última temporada afirmam que pretendem repetir esse tipo de viagem”, disse.

O painel “Mar Aberto” debateu as preferências e peculiaridades do público brasileiro, no que ele se difere dos estrangeiros e como empresas e destinos trabalham para receber turistas com expectativas tão altas. Entre os convidados estavam Adrian Ursilli, da MSC Cruzeiros; Alex Calabria, da Costa Cruzeiros; Pablo Zabala, da Discover Cruises; Ricardo Fazzini, da Secretário de Turismo de Ilhabela; Daniel Capella, do Portal World Cruises; e Felipe Montanari, Ator (SOS Mulheres Ao Mar). Os convidados contaram com mediação de Magda Nassar, presidente da Braztoa.

Os painelistas foram unanimidade quando o assunto foi a relação custo x benefício oferecida pelos navios. A bordo, é possível visitar destinos diferentes no mesmo roteiro e garantir, em um único pacote, transporte, hospedagem, alimentação, entretenimento, festas, academias e spas.

Eles enfatizaram que a personalização da viagem e saber casar o navio ideal com o perfil de turista, são quesitos essenciais. “O segredo do sucesso é adaptar o produto oferecido ao público. O navio tem a função de levar a pessoa para conhecer o mundo, mas sempre fazendo ela se sentir em casa. Isso vale para a gastronomia a bordo, entretenimento, instalações”, disse Adrian Ursilli, da MSC Cruzeiros.

Os cruzeiros temáticos e os minicruzeiros também estiveram em pauta. “São alternativas que agradam aos mais variados nichos de público, além de trazerem possibilidades de as pessoas navegarem pela primeira vez”, disse Alex Calabria, da Costa Cruzeiros. A democratização do acesso às viagens em alto-mar também foi comentada. “É melhor ver uma vez do que ouvir falar mil vezes. A viagem de navio cumpre essa função”, finalizou Pablo Zabala, Discover Cruises.

No segundo painel, “Buscando Outros Decks”, Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil,  abriu o bate-papo com números do setor: “Na temporada 2017/2018, 418 mil pessoas fizeram um cruzeiro e, com isso, foram injetados na economia mais de R$ 1,792 bilhão, resultado 11,5% superior ao do período 2016/2017. Tivemos esse leve crescimento, mas sabemos que o Brasil tem potencial para muito mais. Estamos trabalhando para isso, buscando abrir novos destinos e melhorar a infraestrutura dos que já estão ativos”, disse ele.

Segundo painel, com Marco Ferraz (CLIA), Magda Nassar (Braztoa) e executivos das companhias de cruzeiro

No palco, falando sobre quais experiências podem ser oferecidas para o cruzeirista experiente, que deseja novos diferenciais, estiveram Marcia Galvão, da Norwegian Cruise Lines; Diane Santana, da R11 Travel; Miguel Andrade, da Transmundi; Ricardo Alves, da Velle Representações; Joan Romero Simó, do Turismo da Catalunha; e Magda Nassar, Trade Tours e Braztoa.

Barcelona mostrou toda força dos cruzeiros em seu território, enfatizando que navegar em águas estrangeiras é uma evolução natural para quem já viajou muitas vezes pela costa brasileira.

Outra tendência apresentada no painel foi o aumento da procura pelos cruzeiros fluviais, que são menores e proporcionam um atendimento exclusivo, além de, entre outras coisas, oferecerem experiências culturais e gastronômicas diferenciadas. Por atracarem próximos a cidades e vilarejos, a comida servida a bordo conta com ingredientes frescos e locais.

Exposição

Além desses painéis, durante todo o evento, os participantes tiveram acesso à experiências promovidas nos navios, como foods & drinks, cassinos e massagens, além de concorrerem a sorteios e promoções.

Entre os expositores estavam: Assist Card, Catalunha, Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Ilhabela, Ministério do Turismo, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Lines, R11 Travel, Transmundi e Velle Representações.

Texto (©) Copyright Braztoa (adaptado) / Imagens (©) Copyright divulgação

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui