Blue Star Line relança projeto de construção do Titanic II

2

O bilionário australiano Clive Palmer ressuscitou seu sonho de construir uma versão modernizada do Titanic. O projeto foi originalmente lançado em 2012, ano do centenário do acidente com o navio britânico. Na ocasião, o empresário pretendia inaugurar a réplica do navio – com um deck a mais e todos os elementos de segurança necessários – em 2016.

A ideia era operar a embarcação, que seria construída na China, na rota original do Titanic, entre os EUA e a Inglaterra. O Titanic II também realizaria cruzeiros por outras partes do mundo, enquanto os passageiros poderiam embarcar para uma experiência que incluía estadias nas três classes. 

Clive Palmer, o empresário por trás do Titanic II

O plano é um sonho pessoal de Palmer, que também criou sua própria versão do ‘Jurassic Park’, e passou a ser gerida pela Blue Star Line. A companhia foi lançada por Palmer especialmente para a operação. O nome interage com o operador do Titanic original, a White Star Line. 

Três anos depois de lançar o projeto, no entanto, Palmer viu sua fortuna – construída com a exploração de minérios – ameaçada por processos legais. O lançamento do Titanic II foi adiado para 2018, mas nenhum contrato com estaleiros chegou a ser assinado. O projeto acabou totalmente abandonado pouco depois.

Agora, o australiano quer que o navio entre em operação em 2022. No entanto, em contato com o The Guardian, a Blue Star Line não confirmou datas mas confirmou que os trabalhos foram retomados. “Começamos a trabalhar com os construtores navais. Uma vez que as diligências estejam prontas nós anunciaremos uma agenda completa para a construção e os cruzeiros inaugurais”, afirmou um porta voz da empresa ao jornal. 

Recentemente a Blue Star contratou a V-Ships, mantenedora de navios, para ajudar no design final do Titanic II. 

Interiores idênticos ao originais e deck de segurança 

Perspectiva artística do navio em NYC

A Blue Star Line promete que seu Titanic terá todas as características que fizeram o navio original famoso. O sistema de classes será mantido e atrações como salão de baile, banho turco e a famosa escadaria com relógio também estarão presentes. 

Perspectiva artística da escadaria

O Titanic II será, no entanto, mais alto. A embarcação terá um deck extra, onde estarão localizados equipamentos de segurança e os botes salva-vida. Enquanto o navio original tinha uma chaminé falsa com funções apenas decorativas, o novo terá duas nesse padrão.

O espaço interno das chaminés será aproveitado pela Blue Star, que promete criar áreas públicas bem como cabines com vista panorâmicas na área. O casco da embarcação também será alterado, assim como outros aspectos técnicos.

O plano é transportar até 2,435 passageiros a bordo, enquanto a tonelagem ficará em cerca de 55 mil. 

“O navio (…) irá inspirar e encantar pessoas enquanto atrai atenção e curiosidade sem igual em cada um dos portos que visitar”, contou Palmer ao Guardian. “Milhões sonharam em viajar no Titanic, vê-lo em um porto ou experimentar sua majestosidade única. O Titanic II fará tudo isso se tornar realidade”, completou o empresário. 

Para ler mais sobre o projeto, com imagens dos interiores propostos pela Blue Star, clique aqui

Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de The Guardian / Imagens (©) Copyright divulgação e Blue Star Line

Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui