Como hotel, Rotterdam de 1959 oferece viagem no tempo

0
Navio se tornou peça central de projeto da prefeitura local para revitalizar área portuária
O salão Ritz-Carlton

Um navio de 60 anos ainda está ativo na Holanda. Ainda que não navegue mais, o SS Rotterdam recebe centenas de hóspedes e visitantes diariamente. Inaugurado em 1959, a embarcação serve como hotel flutuante e museu naval no porto que lhe emprestou o nome, o de Rotterdam. Seus interiores também estão disponíveis ao público com bar, restaurante e centro de convenções abertos ao público.

A bordo, a sensação é de, de fato, ter voltado no tempo. A maior parte dos interiores e áreas públicas do navio segue com suas características originais. Ainda que a manutenção periódica mantenha os espaços como novos, as características dos anos 60 permanecem.

É certo que alguns ambientes foram modificados e modernizados, como é o caso das cabines. Algumas foram ampliadas, e todas foram modernizadas com novos banheiros, TVs modernas e roteadores (para Wi-Fi gratuito), mas sempre respeitando o estilo de decoração da embarcação. Muita da mobília das acomodações também é original, apenas restaurada.

Teatro, smooking room e boate
Decoração típica modernista do século passado

Entretanto, no geral grande parte das áreas a bordo, parece ter saído de uma série de TV de época, como Mad Man – série que retrata o cotidiano de uma agência de publicidade em Nova Iorque nos anos 60.

O grande teatro de bordo, por exemplo, segue quase intocado. O palco, que já recebeu shows de Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, o Jackson 5 e outros grandes artistas, agora é utilizado de forma menos célebre, com eventos como apresentações corporativas. Mas ainda assim, mantém todo o seu glamour, inclusive com a arte original. O destaque é a obra Life, de Dick Elffers, que adorna a entrada do salão de espetáculos.

Outra área única é o Smoking Room, a sala para fumantes. Em uma época em que fumar em público era não só aceitável, mas também cool, esse salão recebeu decoração única e extravagante. É talvez um dos ambientes mais emblemáticos do navio, e também um dos mais bem conservados.

Um dos antigos restaurantes, agora convertido em centro de convenção

O padrão de cores e formas de estilo “moderno”, as esculturas e as poltronas dão o tom do local, que hoje é utilizado para eventos particulares, mas também é parte do tour pelo navio, e pode ser acessado pelos hóspedes, quando não está em uso corporativo.

Ainda entre os destaques está o Grande Salão, área conhecida como Ritz-Carlton, na popa. Com dois andares, conta com afrescos originais e ambiente único, além de vista para o lido e área externa.

Também merecem menção os restaurantes originais, com seus tons de dourado e pé direito duplo. Hoje, ambos servem como salas de convenção, mas podem ser apreciados pelos visitantes do navio entre os eventos.

Confira imagens dos locais no álbum ao fim desta matéria!

História: um transatlântico real na rota entre NY e Rotterdam

Como já publicado anteriormente em nosso site, há diferenças entre um navio de cruzeiro e um transatlântico típico. O SS Rotterdam, naturalmente, pertence a essa segunda categoria. Leia a explicação em post especial sobre o assunto, neste link.

Voltando ao Rotterdam: a embarcação é uma das maiores “grand ladies” da navegação mundial. Inaugurado em 1959, é um dos últimos grandes liners da época áurea da navegação transatlântica ainda existente. Construído pela Holland America Line, realizava a ligação entre Rotterdam, na Holanda, e Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

Foi considerado um dos mais charmosos e avançados navios de sua época, se tornando um dos mais famosos e célebres do mundo. Nos anos 70, porém, com o advento da aviação comercial, teve que se adaptar aos novos tempos, e assim como vários outros navios deste tipo, passou a oferecer cruzeiros.

Ainda com status de um dos mais famosos navios do mundo, realizou cruzeiros pelo mundo, levando a imagem da Holland America Line para todo o globo. Com seu design inusitado e imponência, o navio é sempre lembrado quando o assunto é grandes navios do passado.

Nos anos 90, chegou a fazer temporada no Brasil, a serviço da Premier Cruises, empresa que o operou entre 1997 e 2003.

Pouco depois, após a falência da Premier, o navio foi colocado à venda, e acabou comprado pela cidade de Rotterdam. Posteriormente foi reaberto ao público como hotel, após anos em revitalização e restauração.

Desde 2008, é uma das várias atrações turísticas da cidade portuária holandesa. A embarcação se tornou peça central de um projeto de revitalização de uma área portuária antes degradada e que agora é residencial e turística.

Porto de Rotterdam também é ponto de partida para cruzeiros

A capital holandesa Amsterdam fica a cerca de 1h30 de Rotterdam

Se você se interessou em conhecer o antigo SS Rotterdam, uma opção é combinar uma estádia no transatlântico com um cruzeiro pelo Norte da Europa. O porto de Rotterdam também recebe navios de cruzeiro modernos e é ponto de partida para itinerários pelo Báltico, Europa Ocidental e Fiordes Noruegueses.

A Holland America Line, que construiu o SS Rotterdam e hoje opera uma frota de 14 navios modernos, é a principal cruise line com embarques no porto, seguida pela alemã AIDA Cruises. O novo Rotterdam, inaugurado nos anos 2000, tem a cidade como porto base durante o verão local.

Castelo medieval em Oslo, Noruega – um dos locais acessíveis a partir de cruzeiro de Rotterdam

De lá, parte para várias localidades da Europa, incluindo os Fiordes e as Ilhas Britânicas. 

Além da HAL, a AIDA realiza embarques em Rotterdam. A companhia alemã parte do porto holandês durante a maior parte do ano em roteiros de sete noites. O itinerário visita portos com acesso às capitais da Europa Ocidental: Paris, Londres e mais. A Cunard Line é outra que parte de Rotterdam, com o Queen Elizabeth.

Embarcar em Amsterdam é outra opção opção para curtir o SS Rotterdam antes ou depois de um cruzeiro pelo Norte da Europa. De lá, as opções são mais variadas, e incluem companhias mais conhecidas do brasileiro, como a Costa e a MSC. A capital holandesa está localizada a cerca de uma hora e meia de Rotterdam.

Interiores do navio: mais fotos (clique nas imagens para versão ampliada com legenda)

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Agostinho e Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui