Novo roteiro da MSC aumentará número de passageiros em trânsito em Santos

0
MSC Sinfonia retornará ao Porto de Santos pela primeira vez desde 2008/2009

A próxima temporada de cruzeiros irá ampliar significantemente o número de passageiros em trânsito no Porto de Santos. Segundo o secretário de turismo da cidade, Odair Gonzalez, o fato reforça o perfil de Santos como destino e não só um porto de embarque.

O aumento nos passageiros que visitarão a cidade é fruto da decisão da MSC Crociere de criar um novo roteiro na América do Sul. Anunciado recentemente, o itinerário terá múltiplos portos de embarque, partindo não só de Santos mas também de outras cidades da região. Dessa forma, em suas escalas semanais, o MSC Sinfonia – responsável pelo novo roteiro – fará não apenas embarque, mas também trará passageiros em trânsito para o porto.

“A estimativa é de 1.500 passageiros do Sinfonia venham toda semana a Santos, após embarcar em Buenos Aires, Montevidéu e em Itajaí”, disse o Gonzales. Ele lembrou que, além desses turistas, a cidade continuará recebendo outros escalas de navios em trânsito, com passageiros estrangeiros. Na temporada atual, que termina em 13 de abril, são 11 escalas do tipo.

A Secretaria de Turismo, prosseguiu Gonzalez, já está se preparando para que a cidade recepcione os cruzeiristas em trânsito da estação 2019/2020. Com o começo da temporada marcado para novembro, o secretário já entrou em contato com as agências de turismo receptivo para que elaborem city tours ecoturísticos e com foco no turismo de sol e praia, de compras e turismo histórico. Uma das agências, inclusive, já encaminhou seus novos roteiros.

Oportunidade

Porto de Santos recebe, em sua maioria, passageiros para embarque e desembarque

A chegada de mais turistas em trânsito será o diferencial da próxima temporada, de Odair Gonzales.

A escala de um navio, comentou o secretário, é sempre importante para um porto, por seu viés econômico ao movimentar uma importante cadeia de abastecimento – gêneros alimentícios, bebidas e ornamentação floral, entre outros itens.

“Já com a presença de passageiros em trânsito, a cadeia produtiva do turismo se completa, por movimentar toda a sua infraestrutura, a exemplo de táxis e  estabelecimentos comerciais. Há ainda a possibilidade de apresentar a cidade e estimular esse visitante a retornar.”

Operações semelhantes já ocorreram em outras temporadas

Horizon realizou roteiro com embarques em Santos, Vitória, São Francisco do Sul e Rio de Janeiro

A CVC Cruzeiros e a Costa Crociere já realizaram operações semelhantes à planejada pela MSC para 2019/2020. A prática chamada interporting, é comum na Europa e em outras regiões do mundo. 

Na temporada 2010/2011, a CVC fretou uma frota de cinco navios, incluindo o Horizon da Pullmantur. O navio foi dedicado a um novo roteiro semanal, com embarques em quatro portos diferentes, incluindo Santos. Dessa forma, trazia semanalmente cerca de 1,000 passageiros ao porto, embarcados em São Francisco do Sul, Vitória e Rio de Janeiro. 

Entre as temporadas 2011/2012 e 2012/2013, a Costa Crociere teve três de seus navios partindo do Porto de Santos. Um dos três – o Victoria em 11/12 e o Fortuna em 12/13 – realizava roteiro de múltiplos embarques. O navio partia tanto de Santos quanto do Rio de Janeiro, de Montevideo e de Buenos Aires. 

Além disso, outras companhias como a Pullmantur, tem costume de realizar a prática. O Sovereign, por exemplo, parte tanto de Santos quanto do Rio de Janeiro. 

Para ver o histórico de temporadas no Brasil, incluindo os portos de embarque de cada navio, clique aqui

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Santos Turismo) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui