Mais de meio milhão de brasileiros realizaram cruzeiros em 2018

0

Em 2018, 510 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros dentro e fora do país, número quase 15% maior do que em 2017. É o que mostra um estudo anual da Cruise Lines International Association (CLIA), que traça o perfil de cruzeiristas em todo o mundo.

O estudo internacional tem métricas diferentes das utilizadas pela CLIA Brasil, que traz dados por temporada (novembro a abril).

“O brasileiro tem tudo a ver com os cruzeiros. São pessoas que amam viajar e que, independente do momento em que estão vivendo, prezam por dias de descanso e diversão”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

“Aliado a isso, os navios são sempre excelentes opções de custo x benefício, o que permite que esse tipo de viagem se adeque ao bolso de cada pessoa. Além disso, uma pequena melhora na economia já surte um grande impacto na demanda de cruzeiristas, junto aos associados CLIA no mundo todo”, ele acrescentou. Ainda de acordo com Ferraz, a oferta na temporada brasileira 2019/2020 deve chegar a 530 mil leitos.

Destinos escolhidos pelos brasileiros

Brasileiros escolheram a Europa bem como outros destinos internacionais

Do meio milhão de cruzeiristas brasileiros, a grande maioria viajou na costa do próprio país e região. Roteiros pela América do Sul ficaram em primeiro lugar no ranking de preferência dos passageiros nacionais, com 315 mil embarques. De acordo com a CLIA, o número é 13% que no período anterior.

Em seguida, aparece o Caribe com 111 mil cruzeiristas, o que representa um crescimento de 7%. De acordo com a CLIA, um dos principais atrativos no destino é a facilidade propiciada pelos cruzeiros. 

A Europa é a terceira colocada na preferência dos cruzeiristas brasileiros, com quase 49 mil passageiros. Os passageiros se distribuiram entre roteiros pelo Mediterrâneo Central e Ocidental, com 21 mil pessoas; Mediterrâneo Oriental, com 17 mil cruzeiristas; Báltico, com 5 mil brasileiros; e Norte da Europa, com 6 mil pessoas.

Navegando entre o Brasil e a Europa, os cruzeiros de travessia foram escolhidos por mais de 22 mil pessoas. 

Caribe é o principal destino internacional para os brasileiros

O estudo ainda traz África e Oriente Médio, que, juntos, receberam 4,5 mil brasileiros pelo mar, assim como Alasca, que foi procurado por quase 3 mil cruzeiristas do Brasil.

Esses números, que apresentam uma crescente nos dois últimos anos, vão ao encontro de um recente estudo, também da CLIA (Cruise Line International Association), que traz a procura por destinos exóticos e menos acessíveis como uma tendência para este ano.

Para finalizar, foi traçado um breve perfil desses viajantes, que mostra que a idade média entre os cruzeiristas brasileiros é de 44 anos. A pesquisa ainda mostra que essas pessoas optaram por viagens com duração de 7 dias, na maior parte das vezes.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de CLIA Brasil) / Imagens (©) Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui