CLIA Brasil trabalha para criar 11 novos destinos para cruzeiros no Brasil

0
Cruzeiros podem chegar a diversos portos diferentes nos próximos anos
Marco Ferraz

De Norte a Sul do Brasil, a CLIA trabalha para levar os navios de cruzeiro a mais cidades do país. Sob a liderança de Marco Ferraz, seu presidente executivo, a entidade tem viajado por todo o país tentando viabilizar novos pontos de escala. 

Destinos como Itajaí e Balneário Camboriú voltaram ao mapa dos cruzeiros recentemente com o auxílio da entidade. Agora, uma nova leva de locais poderia voltar, ou mesmo aparecer pela primeira vez nos itinerários.

Em entrevista exclusiva com o Portal WorldCruises.com durante o último Seatrade Global, em Miami Beach, Ferraz detalhou o status do trabalho nos portos de Sul a Norte do país. Confira:

Florianópolis – SC

Já tendo recebido cruzeiros no passado, Florianópolis recebeu uma escala teste em Março do ano passado. Agora, espera investimento para poder voltar aos itinerários em definitivo. 

“Um novo píer está sendo discutido. Há investidores interessados e as coisas estão avançando”, disse Ferraz. 

Penha – SC

Novidade, a cidade de Penha, no litoral catarinense pode receber navios em breve. O principal atrativo do destino é o Parque Beto Carreiro World, também localizado na cidade. 

“O destino ficaria Penha/Beto Carreiro. Dá pra usar o píer que está na cidade. Já sugerimos um ponto de fundeio e a marinha está discutindo isso internamente. A prefeitura está avançando com a Antaq para fazer o registro”, detalhou Marco. 

Se tudo correr bem, uma escala teste é possível no final deste ano. “Queremos ver se é possível; estamos em estudos”, disse ele. 

São Francisco do Sul – SC 

São Francisco do Sul é outra cidade catarinense que já foi parada dos cruzeiros e agora pode voltar ao mapa. 

“Depende de uma batimetria. Tem um ponto de fundeio bem na frente da cidade que não tem possibilidade. Mas como já faz muito tempo que a batimetria foi feita, queremos fazer uma nova”, disse Ferraz. 

Batimetria é o estudo da profundidade do mar na região do porto. O estudo é necessário para a operação comercial e é expresso cartograficamente por curvas batimétricas.

De acordo com ele, um dos problemas para a operação na cidade era o transtorno que os navios de cruzeiro causavam para o canal de navegação local. “Hoje em dia, o navio não gira mais enquanto fundeado. Existe o sistema de Dynamic Positioning que deixa o navio parado apenas em uma posição, portanto, atrapalha o canal de navegação como antes. Informamos isso para a Marinha e eles pediram a batimetria para ver que tamanho de navio poderia escalar”, acrescentou. 

Ilha do Mel – PR

A Ilha do Mel, no Paraná, que já esteve na pauta dos cruzeiros da CVC no passado, também é uma nova possibilidade de escala no Sul. 

“Conversamos com o pessoal do Governo do Estado do Paraná e com o Porto de Paranaguá. Eles estão interessados. Já há um ponto de fundeio na carta náutica bem próximo ao píer de Ilha do Mel. Agora precisamos ver o apelo turístico e a questão do píer, que precisa ser reformado. Além de conversar com a Marinha e a Antaq”, explicou Ferraz.  

Paraty – RJ

Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, já recebe navios de cruzeiro regularmente. Para 2019/2020, há oito escalas previstas. As embarcações que a visitam, no entanto, são menores e normalmente em trânsito.

Para se tornar parada definitiva e receber navios de grande porte, o local precisa de operações mais eficientes. 

“Tem a questão da distância. O ponto de fundeio fica a quatro milhas (do píer), então depende de um investimento em um transporte um pouco mais rápido entre o navio e o píer. Nós vamos lá e vamos fazer uma visita”, contou Marco. 

Arraial do Cabo – RJ

Na época da entrevista, em Abril, o porto da cidade estava embargado. A liberação veio no final daquele mês, com a ajuda da CLIA que fez reuniões com a prefeitura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e também o IBAMA, que foi quem embargou o píer. 

Assim, a cidade voltará a receber cruzeiros na próxima temporada. Em Maio, a prefeitura local anunciou o retorno dos navios a cidade, sem citar detalhes da operação.

Pesquisa do Portal WorldCruises.com, no entanto, constatou que uma escala está prevista para Março de 2020, com o MSC Musica. O navio realiza cruzeiro a partir de Buenos Aires na Argentina. Também há escala prevista para Março de 2021, com o Seven Seas Voyager. 

Guarapari – ES

Destino inédito, Guarapari já tem infraestrutura quase pronta para receber escalas dos cruzeiros. A cidade vem tentando entrar na rota dos navios desde 2016, mas ainda sem sucesso. 

“É um destino interessante, mas fizemos a visita técnica em um dia não muito favorável. Estamos esperando uma nova visita para definir. Tem um ponto de fundeio já na carta, tem um píer no centro em reforma e tem um outro píer no canto da praia que daria pra usar. Precisamos voltar lá”, explicou Marco. 

Vitória – ES

Zenith em Vitória em 2010

A capital do Espírito Santo, Vitória, já serviu até como porto de embarque. Hoje, recebe apenas cruzeiros em trânsito de forma bastante pontual. Para as próximas duas temporadas, há apenas uma escala prevista, do Azamara Pursuit em Novembro deste ano. 

A CLIA Brasil, no entanto, tem um plano para aumentar o número de escalas e viabilizar a parada de navios maiores. Uma escala teste chegou a ser considerada para a cidade em 2017, mas acabou não ocorrendo. 

“Precisamos fazer uma simulação de entrada com atracação no porto ou fundeio próximo à Praça do Papa. Ainda dá pra fundear fora na Barra e usar um píer de um shopping perto da ponte. O porto tem limitação de tamanho (para os navios) e também não tem área de manobra para fazer o giro”, disse Ferraz. 

Morro de São Paulo – BA

Morro de São Paulo, na Bahia, pode se tornar o terceiro destino de cruzeiros na Bahia. Localizada perto de Salvador, a vila é conhecida por suas praias e não conta com carros. 

“Fizemos reuniões com a prefeitura local e a Secretaria de Turismo do Estado. Algumas coisas precisam ser feitas, mas queremos fazer uma escala teste no futuro. Estamos começando as conversas”, explicou o presidente executivo. 

Itaparica – BA 

Assim como Morro de São Paulo, o balneário baiano de Itaparica pode ver cruzeiros em sua costa.

“Também tem um ponto de fundeio sendo estudado. Tem a questão do apelo turístico que estamos discutindo com a prefeita e com o secretário de turismo do Bahia”, disse Ferraz. 

Aracaju – SE

Aracaju pode se tornar a sexta capital do Nordeste a receber os navios. A cidade sergipana quer entrar no roteiro dos navios que passam pela região, assim como Fortaleza, Recife, Natal, Maceió e Salvador. 

“Temos uma visita técnica marcada no Porto de Aracaju. Eles estão bem interessados e queremos entender como seria a logística de desembarque bem como a questão operacional do porto”, completou Marco.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Herr Stahlhoefer, Marcos Guerra, Erik Azevedo e Prefeitura de Aracaju.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui