402 mil brasileiros embarcaram em cruzeiro no primeiro semestre

0

A CLIA Brasil anunciou que 402 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiro dentro e fora do país no primeiro semestre de 2019. O número é 16,1% maior que o do mesmo período do ano passado, quando 346 mil brasileiros embarcaram.

Os dados são parte de um estudo anual sobre o perfil dos cruzeiristas em todo o mundo, realizado pela Cruise Lines International Association (CLIA), a voz líder do setor de cruzeiros global. 

A temporada de cruzeiros no Brasil acontece de novembro a abril, e a CLIA espera que a crescente popularidade das viagens de navio entre os brasileiros leve a um crescimento contínuo este ano.

“Esperamos que as viagens de cruzeiro aumentem cerca de 6% na temporada 2019/2020. Isso representaria o terceiro período consecutivo de crescimento no Brasil”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

“Para acompanhar esse rápido crescimento, o Brasil tomou medidas significativas para receber navios em novos portos, aumentando a capacidade e melhorando a experiência geral dos viajantes”, acrescentou. 

Brasil é maior mercado da América do Sul

Os brasileiros representam 64% dos cruzeiristas da América do Sul, o maior mercado do continente, enquanto os argentinos ficam em segundo, com 17% do total. Já os colombianos são os terceiros, correspondendo a 7% da região. Ainda de acordo com a CLIA, a idade média entre os cruzeiristas é de 45 anos e a duração média da viagem é de 6,5 dias.

A costa brasileira é a rota de cruzeiro mais popular do país, representando 73% de todas as viagens de passageiros nacionais. No primeiro semestre de 2019, 293 mil pessoas fizeram cruzeiro pelo destino, um aumento de 21% sobre o mesmo período em 2018.

O Caribe é outro favorito dos cruzeiristas, com 64 mil brasileiros navegando para a região, entre janeiro e junho de 2019. Os cruzeiros para a África bem como para o Oriente Médio merecem destaque. Sua popularidade quase dobrou desde o ano passado.

Travessias acontecem entre novembro e dezembro e , posteriormente, entre março e abril

Outra opção popular é a travessia, também conhecida como cruzeiro de reposicionamento. A viagem acontece no início bem como no fim da temporada local, quando os navios precisam viajar de um continente para outro.

“Como cada vez mais brasileiros percebem, os cruzeiros oferecem excelente custo x benefício. Além de seu compromisso com a segurança e as experiências de primeira classe dos passageiros, a indústria de cruzeiros é pioneira em proteção ambiental marítima e turismo responsável, tornando o cruzeiro a melhor maneira de viajar no Brasil e no mundo”, disse Ferraz.

“À medida que o crescimento continua, os membros do CLIA estão comprometidos em atender e exceder a demanda de cruzeiros brasileiros, mantendo-se na vanguarda de práticas ambientais responsáveis ​​e excelência no atendimento”.

Texto (©) Copyright CLIA Brasil (adaptado) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui