MSC planeja duas novas classes de navios até 2030

0
Uma das classes contará com propulsão velica, assim como o conceito Silenseas (foto)

A MSC Crociere assina hoje novos acordos com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique, da França. Além de confirmar dois navios, a companhia planeja construir duas novas classes no estaleiro de St. Nazaire até 2030. 

Em presença da alta cúpula da companhia e do Primeiro Ministro da França, Edouard Philippe os contratos serão assinado nesta tarde. De acordo com o Mer et Marine, o investimento total da companhia italiana pode chegar a um valor estimado em cerca de 7,5 bilhões de euros.

O plano, de três partes diferentes, poderá resultar na construção de até 10 navios novos, que se somam àqueles que já foram encomendados pela companhia anteriormente.  

Quatro navios da Word Class

MSC
MSC Europa abre a classe World em maio de 2022

A primeira parte diz respeito, exatamente, há dois navios que já eram planejados há algum tempo. Encomendada em 2017, a World Class terá os maiores navios da frota da MSC, com unidades de cerca de 205,700 toneladas. Cada embarcação terá capacidade para 6,761 passageiros em capacidade máxima, além de transportar também 2,139 tripulantes. 

Até agora, a classe tinha dois navios confirmados. O MSC Europa, que está em construção e inaugura a série, em maio de 2022, e um gêmeo, que entra em operação exatamente dois anos depois. 

Hoje, serão confirmados os dois navios adicionais, que já estavam nos planos desde 2017. Compartilhando o mesmo projeto das embarcações originais da série, as unidades devem encerrar a classe World e ficam prontas em 2025 e 2027. 

Os navios desta classe serão movidos a LNG, o Gás Natural Liquefeito. Já sendo empregado em outros navios da indústria, o combustível é considerado o mais limpo da atualidade, ainda que seja fóssil como o diesel. O MSC Europa ainda terá um protótipo de célula de combustível movida a LNG, que deve reduzir as emissões de CO2 de sua operação.

Mais quatro novos gigantes

MSC
Navios poderão ser ainda maiores que os da World Class

A segunda parte do acordo é um memorando de entendimento que prevê um protótipo de mega-navios. A nova classe também deve ter quatro unidades, que, assim como a World Class, serão movidos a LNG.

O Chantiers de l’Atlantique deve entregar o primeiro navio da classe em 2025, com um gêmeo já em 2026. As outras duas unidades da classe entrariam em operação 2028 e 2029. 

Detalhes adicionais não foram revelados, mas os navios poderão ser ainda maiores que o MSC Europa e seus gêmeos. Se confirmado, o memorando representa um investimento 4 bilhões de euros. 

Quatro navios de luxo movidos a vela

Classe utilizará como base o projeto Silenseas e terá propulsão a vela

Outro memorando de entendimento será assinado, dessa vez para a construção de quatro navios de menor porte. As embarcações devem ser operadas pela subsidiária de luxo da MSC Crociere, que ainda não tem nome e começa a operar apenas em 2023. 

A marca, que é uma evolução do Yacht Club, tem quatro navios em encomenda até o momento. As embarcações estão em construção no estaleiro italiano Fincantieri e terão cerca de 64,000 toneladas. Cada navio poderá transportar, aproximadamente, 1,000 passageiros. 

Se confirmar o acordo assinado hoje, a MSC terá oito navios em sua frota de luxo até 2030. O projeto, apelidado de LUX, prevê embarcações com propulsão velica, além de outras tecnologias verdes. 

Os navios utilizarão como base o projeto conceitual Silenseas, lançado pelo Chantiers de l’Atlantique em 2018. O estaleiro planejou três tamanhos para o navio, com o maior chegando a apenas 15,000 toneladas e 150 cabines.

Ainda não se sabe qual será o tamanho do protótipo MSC, mas a capacidade de passageiros deve ser menor que a dos quatro navios de luxo atualmente em construção. 

O certo é que as embarcações utilizarão o conceito de velas sólidas do Silenseas, que é resultado de pesquisa iniciada pelo estaleiro em 2009. A tecnologia usa o vento como principal propulsão e pode reduzir as emissões de CO2 em até 60%. 

20 novos navios até 2030 

MSC
MSC Seashore

Se confirmar todos os memorandos, a MSC terá construído um total de 20 novos navios nos próximos 10 anos. 

Com os dois navios da World Class que foram confirmados, a companhia conta com 12 navios em encomenda, incluindo os 4 de luxo. 

Além dos navios citados na matéria, a companhia também construirá outros dois navios na França, o MSC Virtuosa, que entra em operação este ano, e um quinto navio da classe Meraviglia, com entrega prevista para 2023. 

Na Itália, a MSC Crociere constrói duas versões modificadas dos gêmeos MSC Seaside e MSC Seaview. O primeiro navio do tipo, batizado MSC Seashore, entra em operação em 2021. Um gêmeo está previsto para 2023. 

Atualmente a frota da companhia italiana conta com 17 navios, incluindo cinco inaugurados entre 2017 e 2020. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright MSC Crociere e Chantiers de l’Atlantique 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui