Novos portos se consolidam em 2009/2010.

0
A temporada 2009/2010 já começou, durante este tempo serão 18 navios baseados em portos brasileiros e dezenas em trânsito. Para esta temporada, além dos portos de Santos, Rio, Salvador e Buenos Aires novos portos ganham destaque com grande numero de escalas de navios, como o caso de Maceió e Porto Belo.

No porto de Maceió por exemplo atracarão nove navios com mais 115 mil passageiros em 59 cruzeiros.Lá o navio com mais escalas é o MSC Melody que ficará baseado em Salvador e terá 21 cruzeiros que incluem a cidade em sua rota, é ele que abrirá a temporada lá, no dia 9 de novembro. Dos nove navios que passaram por lá dois estarão baseados no Nordeste: O Orient Queen e o Melody e os dois tem opção de embarque na cidade. Quatro estarão trazendo passageiros embarcados em Santos e no Rio de Janeiro: Grand Mistral, MSC Orchestra, Lirica e Opera. E os últimos três, Costa Concordia, Magica e Victoria, estarão apenas de passagem
durante os seus cruzeiros transatlânticos. Na temporada 2008/2009 o porto de Maceió recebeu navios em 29 cruzeiros e aproximadamente 70 mil turistas passaram por lá.

Já em Porto Belo a situação não é tão boa, a cidade perdeu cerca de 60 escalas. O motivo para isso é que os navios com maior calado tem de fazer a chamada nacionalização da embarcação, ou seja ele tem de passar antes pelo porto de Imbituba para a receita Federal poder fazer os trabalhos necessários. Isto significa para as companhias perda de tempo e dinheiro uma vez que as paradas acontecem de madrugada. Mesmo assim a expectativa para esta temporada ainda é grande. Os navios terão menos paradas, mas serão navios maiores, como o Costa Concordia e o MSC Orchestra. A previsão é de 28 escalas com um total de 28 mil passageiros. A principal concorrente da cidade neste setor, a cidade de Itajaí receberá 47 escalas nesta temporada, com um total de 5 navios. Lá a temporada vai de 22 de novembro deste ano até 8 de abril de 2010. Dos cinco navios que farão escalas na cidade dois(Grand Voyager e Empress) terão opção de embarque lá, o Zenith terá apenas uma passagem, enquanto ele segue rumo a Buenos Aires e os dois últimos, Insignia e Seabourn Spirit passarão pelo porto de Itajaí em longas viagens internacionais.

Texto:Daniel Capella.
Imagens: © João Abreu, Melody no Funchal e Porto de Itajaí, Princess Danae em Itajaí.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui