Navios maiores e menores

0

Com a evolução dos cruzeiros na costa brasileira temos navios de vários tamanhos e para um variado número de passageiros e tripulantes. Isso é bom para que o passageiro possa escolher qual a embarcação que melhor atende seus interesses e necessidades.

Temos que considerar que mesmo os navios de menor tamanho oferecem todo o conforto aos passageiros como restaurantes, piscina, cassino e teatro entre outros. Os navios menores são ideais para quem deseja um ambiente mais tranquilo, com um atendimento mais personalizado.

Também em embarcações menores as filas tendem a ser menores devido ao menor número de viajantes. Outra vantagem dos navios menores é que muitas vezes eles podem seguir roteiros diferenciados para lugares onde os navios grandes não podem chegar ou atracar.

Um exemplo de roteiro diferenciado, na costa brasileira, é o belíssimo arquipélago de Fernando de Noronha. O navio Orient Queen fretado pela CVC para a temporada 2009/2010, foi o único autorizado a fazer este roteiro. Lembrando que este destino desperta o interesse de inúmeras pessoas.

Outro navio de menor porte é o Grand Voyager da Ibero Cruzeiros, representado na foto de capa deste post. Tradicional e aconchegante, ele chegou a ter o mérito de ser um dos mais rápidos do mundo.

Claro que temos companhias mundialmente famosas na linha de cruzeiros de alto luxo e que tem embarcações menores com serviços exclusivos para seus passageiros. Entre essas podemos citar a Azamara Cruises, que passou a se chamar Azamara Club Cruises. Temos ainda companhias como a Silversea Cruises, Seabourn, Oceania Cruises entre outras. Nem é preciso dizer que todas oferecem muito luxo, conforto e sofisticação a seus hóspedes.

Oasis of the Seas

Mas voltando ao tamanho dos navios, claro que temos também os navios de maior porte. Entre os grandes navios de cruzeiros o maior navio do mundo na atualidade é o aclamado e recém inaugurado Oasis of the Seas da Royal Caribbean que possui até mesmo um verdadeiro parque em seu interior, com diversos tipos de plantas naturais.

Os navios maiores tendem assim, a ter um vasto número de atrações como vários restaurantes e bares, parque aquático, paredes de escalada, quadras de esporte, piscina com teto retrátil etc. Nas grandes embarcações os passageiros tendem a perceber o balanço do navio com menor intensidade devido as inovações tecnológicas e ao próprio tamanho da embarcação.

Contudo, nos navios maiores podem ocorrer filas nos serviços de buffet por exemplo. O maior número de passageiros também pode dificultar um atendimento mais formal ou personalizado. Na costa brasileira também costumamos ter grandes navios como é o caso do Costa Magica, Costa Favolosa, MSC Musica, além do MSC Preziosa, em 2017.

Nos grandes navios o que conta mesmo é o conceito de diversão. Assim eles atraem passageiros de vários perfis desde casais, famílias até jovens. Conseguem atingir um público de todas as idades. Mas muitas pessoas ainda preferem as embarcações menores por acharem que estas rementem ao charme e glamour dos navios do passado. Época de grandes navegações e travessias. Que o digam nossos antepassados…

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui