Viva Santos!- Final de semana com nove navios.

3





















Neste final de semana novamente 9 navios estiveram em Santos, mas desta vez

todos faziam operações de embarque e desemvarque de passageiros. Todos voltaram das viagens de natal e seguiram para as de Ano Novo. Dos nove, cinco estiveram aqui no Sábado: Costa Concordia, Costa Magica, MSC Orchestra, Splendour of the Seas e Sovereign, e no Domingo quatro: Vision of the Seas, MSC Musica, Zenith e Empress. Porèm, hoje vou deixar de lado o texto informativo e as regras jornalisticas, para descrever um dos momentos mais emocionantes que vivi, desde que comecei a gostar de navios. Resolvi que no Sàbado eu iria ver e fotografar os navios, porém iri mudar um pouco, não iria a Ponta da Praia como sempre, ao invès disso esperaria por eles na praia. Foi o que fiz, quando eram em torno de 17:30h, fui a praia para acompanhar a saìda dos navios, esperei até as 18:30h, e nenhum navio havia saído. Eles estavam com mais de uma hora de atraso…

Já estava pensando em desistir e ir embora, quando houvi fogos de artificio ao longe. Alguns minutos depois apareceu na saìda do canal do Estuario o Sovereign, imponente com sua bela silhueta e chaminè vermelha. Por alguns minutos apreciei a sua saída solitaria rumo ao Rio de Janeiro, logo depois isto mudou, porque escutei novamente fogos, e desta vez seguidos de uma longa buzinada rouca, a inconfundivel buzina rouca e forte do Splendour. Não demorou para que ele se juntasse ao Sovereign no horizonte, formando uma bela reunião de família, porque para quem não sabe, o Sovereign é a inspiração para a contrção do Splendour, sem contar que durante anos os dois pertenceram a mesma frota, a da Royal Caribbean. Por algum tempo apreciei o belo Splendour of the Seas e o Sovereign deixando a cidade o final da tarde. Mas como antes, a coisa estava para mudar de novo, ao som de fogos e de sua alegre buzina, surgia mais um navio no horizonte, desta vez o gigante Costa Concordia, que fazia certo contraste com os navios menores da Royal Caribbean. Neste momento era possivel ver os três navios no horizonte, formando uma fila enquanto deixavam a cidade. Porém para a minha surpresa houvi mais uma buzina ao longe, não tardou para que surgisse o quarto navio, o Costa Magica, que seguia o seu irmão mais novo. Neste momento foi possivel ver os quatro navios no horizonte, e tirar boas fotos deles juntos. Com o Sovereign já sumindo no horizonte e o Splendour já se distanciando cada vez mais, os dois navios da Costa começaram trocar logos apitos, primeiro o Magica apitou e apitou, depois o Concordia respondeu, e começou a apitar ao mesmo tempo. No final, até o Splendour que já estava longe da costa apitou. Ainda esperei mais um pouco, mas o Orchestra que tinha a daída prevista para as 17h deixou Santos com muito atraso. No final, vivi um dos momentos mais emocionantes desde que comecei a gostar de navios, quatro navios ao mesmo tempo, três deles buzinando entre si…

Situação que só é possivel em uma cidade como Santos, Viva Santos!!!
Que bom que nasci e moro num lugar como este, onde posso ver com tanta facilidade os navios, e viver momentos parecidos como este sempre que quiser!

Uma coisa é certa, em nenhum outro lugar no mundo é possível ver navios em movimento tão próximos da terra. Os apitos são emocionantes, a saída de um navio não é a mesma sem ele, e ainda tem quem queira tirar isto de nós…

Mas quem como eu é santista de corpo e alma, sabe que o mundo passa pela nossa casa, e que está é a alma da cidade, sem o porto, os navios e os apitos a cidade não seria a mesma.
Viva Santos, viva o Brasil e os navios, feliz 2010!!
Ficam as imagens desta maravilhosa tarde de Sábado.


Imagens e Texto: (©) Copyrights Daniel Capella.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Sou de São Vicente e sempre que posso vou até a Ponta da Praia acconpanhar a saída dos navios. Realmente é motivo de orgulho dos Santistas receber tantos navios assim. Infelizmente ainda existe em nossa cidade a cultura do não que andou tentando silenciar o belo espetáculo das buzinas dos navios na saída do Porto.
    De qualquer maneira estamos orgulhosos de morar na capital brasileira dos transatlânticos.
    Parabéns pelo Blog e pela matéria.

  2. Pois é,
    assistir à saída de navios é algo tão agradável e belo, mas infelizmente tem gente que não sabe apreciar este tipo de coisa, provavelmente gente que tira férias em hotel fazenda, no meio do nada…
    Mas, isto realmente é ótimo, pq além da populaçã gostar , atrai turistas que vem a Santos para ver os navios, sem contar os que vem a Santos embarcar a ainda passam alguns dias aqui e na região.
    Sobre os elogios, muito obrigado, e sim, estamos muito orgulhosos de morar na capital brasileira dos navios!!
    Podemos ser comparados a Fort Lauderlale, na América do Sul, este titulo não é para poucos…

  3. eu estava no costa mágica nessa saída do reveillon… na hra q desatracou, parecia que ia "atropelar" o concordia, que estava atracado logo na frente… realmente foi linda a saída dos 4 navios juntos, tirei váárias fotos

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui