Veendam tem surto de diarréia.

0

Um surto de diarréia impediu que os passageiros desembar- cassem do navio Veendam, que atracou às 8 horas no Porto de Recife (foto). De companhia americana e bandeira holandesa, o navio chegou com cerca de 1,3 mil turistas a bordo e 13 casos de diarreia reportados às autoridades portuárias na última terça-feira. Até o início da tarde, o número havia subido para 19, sendo três tripulantes.

Houve suspeita de que havia um surto de gripe A H1N1 na embarcação, o que foi logo descartado. A principal suspeita das autoridades sanitárias é que a causa seja alguma doença transmitida por alimentos (DTA), o que inclui água.

A saída dos turistas para um tour pela cidade ocorreu apenas no início da tarde, após a inspeção de funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os hóspedes que estavam com sintomas permaneceramu a bordo. O navio partiu às 23 horas. O cruzeiro teve início no último dia 25 no Rio de Janeiro e passou por Ilhéus, Salvador e Maceió. Depois de Recife, seguiu para Fortaleza. O roteiro ainda inclui a região Norte do país e o Caribe, indo, em seguida, para Fort Lauderdale (Flórida) e, finalmente, Nova York, onde chegará em 25 de abril. A quantidade de pessoas com diarreia é de aproximadamente 1% da população a bordo e não é considerado surto pela Anvisa.

Como a maioria das pessoas doentes entrevistada pela equipe da agência comeu os mesmos alimentos (peixe e pato) no navio do dia 29 para 30, a principal suspeita é de que o problema tenha sido originado a bordo. As áreas da embarcação que precisavam de desinfecção passaram pelo procedimento, segundo a Anvisa. A agência orientou o afastamento temporário de cerca de nove manipuladores de alimentos que apresentavam lesões nas mãos e fez exigências, como aquisição de coletores de lixo adequados, que devem ser cumpridas na próxima parada. Está sendo investigado se o incidente foi causado por vírus ou bactéria. A maioria dos passageiros tem mais de 60 anos.

Imagem:(©) Copyright Elisa M. Ferreira, Recife.
Texto: (©) Copyright A Tribuna, Santos.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui