Concais finaliza temporada com homenagem a Aldo Leone

2

Para encerrar de maneira especial a temporada 2009/2010 de cruzeiros marítimos, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais presta uma homenagem ao senhor Aldo Leone, o pioneiro no fretamento de navios italianos na costa brasileira. O evento será no dia 3 de maio, às 14h30, no Salão Principal. O sucesso das temporadas de navios no Brasil retrata fielmente a jornada deste grande homem, que sonhava com o turismo marítimo desde a década de 50. Mas sonhar é comum. Aldo Leone fez muito mais. Transformou esse sonho em realidade. “O Sr. Aldo Leone foi um exemplo para todos. O Concais faz questão de homenageá-lo pelo que ele significa para o segmento de cruzeiros marítimos e tornar pública a história dele é muito importante. O salão principal do Terminal receberá o nome Aldo Leone”, explica Cesar Floriano, presidente do Concais.
A paixão pelas viagens de navio começou cedo, quando Aldo veio para o Brasil, em 1936, com a mãe e os irmãos, a bordo do Neptunia, para encontrar o pai em Santos. Com espírito desbravador, em 1953, montou uma agência de turismo receptivo em Santos, a Agência Auxiliar de Turismo (AGAXTUR). Nesta época, grandes navios faziam escalas técnicas de 8 horas na cidade e não havia quem oferecesse serviços aos tripulantes em trânsito.

Em 63, com muita coragem, fretou o navio Rosa da Fonseca para uma viagem de 26 dias a Manaus. Até julho de 68 foram realizados 16 cruzeiros pela AGAXTUR. Aldo fez parceria com a Costa Armatori e trouxe o navio Andrea C. A primeira temporada no Porto de Santos foi 1968/1969. A grande empreitada teve tanta repercussão e sucesso que a Costa Armatori resolveu vir para o Brasil com tudo, e vieram Franca C, Italia, Danae, Enrico C, Eugenio C, Federico C, Costa Allegra, Costa Marina, Tropicale e Costa Classica.

“A homenagem do Concais deixa-nos muito honrados. É gratificante ver os resultados do trabalho do Sr. Aldo Leone, meu pai, para desenvolver o mercado do turismo no Brasil e saber que o setor reconhece seus esforços. A Agaxtur pretende dar continuidade aos passos dele, mantendo o bom relacionamento com os fornecedores e estimulando a excelência na entrega de serviços para o turista”, completa Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur

Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui