Termina a temporada 2009/2010, foram 20 navios em Santos.

3

Ontem, com a escala do Opera, foi oficialmente encerrada a temporada de cruzeiros em Santos, e no Brasil (ainda haverão escalas em portos do Brasil, mas não em cruzeiros de cabotagem). Esta foi a maior temporada da história, não só no Brasil, mas também em Santos, todos os numeros são sem precedentes, e demosntram o crescimento acelerado do mercado brasileiro. De 23 de Outubro, até ontem o terminal movimentou 973,6 mil passageiros, com 451,1 mil embarques, 451,6 desembarques e 70,9 mil em trânsito. O terminal recebeu em média 7,320 passageiros por dia de ocupaçõo, o que representa 17% de sua capacidade que é de 42 mil passageiros por dia. Nesta temporada 20 navios fizeram 284 escalas em 133 dias de operação. Confira a seguir um a um os navios que vieram a santos na última temporada:
O imponente Star Princess foi um dos navios mais aguardados em Santos. Estreante, ele fez não só sua primeira escala, mas também, a primeira da Princess Cruises. Infelizmente, houve apena uma escala em Março. Foi o segundo maior navio a aportar na cidade.
O Splendour of the Seas, navio outrora pioneiro no Brasil, voltou a Santos, para a sua 5ª temporada desde Santos.
O pequeno Silver Cloud fez 2 escalas em Santos, em Novembro e Fevereiro.
O belo Vision of the Seas da Royal Caribbean fez sua estréia na cidade, e foi, junto ao Celebration, o navio com mais escalas em Santos esta temporada. Fez Santos seu home port de Dezembro a Abril.
O Zenith mais uma vez teve vários mini cruzeiros baseados em Santos, e também alguns cruzeiros maiores, partindo daqui. Esteve na cidade de Dezembro a Fevereiro.
O Sovereign, na década de 80, o maior navio do mundo, fez mais uma temporada baseado em Santos, Rio e Salvador. Fazendo escalas em Santos, de Dezembro ao final de Fevereiro.
O belo Insignia, que nos visita regularmente desde 2004 quando foi comprado pela Oceania Cruises, voltou a cidade três vezes nesta temporada.O MSC Orchestra, flagship da MSC na temporada 2009/2010, teve escala inagural em Dezembro de 2009,e embarcou semanalmente cruzeiros para o Nordeste, até o final de Fevereiro, quando começou a fazer mini-cruzeiros pelo Sudeste, até o final de Abril, quando seguiu para a Europa.
O MSC Opera, que visita Santos desde 2007, quando fez sua estréia no Brasil, desta vez não foi diferente, porém, esteve aqui apenas em Março e Abril, e foi responsável por encerrar a temporada ontem.
O MSC Musica mais uma ficou baseado em Santos, de Novembro de 2009 a Março de 2010.
O MSC Lirica, também estreante foi responsável por abrir a temporada, em Outubro, fez mini cruzeiros partindo daqui até Dezembro.
O Veendam da célebre Holland America Line fez sua primeira escala na cidade nesta temporada, no dia 13 de Março.
O Empress, estreou na cidade em grande estilo, fretado pela CVC, embarcou aqui e em Itajaí semanalmente, de Dezembro a Abril.
O Grand Voyager, conhecido de outras temporadas, embarcou em Santos alguns mini-cruzeiros em Novembro, Dezembro e Março, Abril.
O Grand Mistral, nesta temporada teve apenas três escalas em Santos.
O Grand Celebration fez de Santos se porto base de Novembro de 2009 a Abril de 2010.
O Costa Victoria, que já ficou baseado várias vezes em Santos, desta vez só fez uma escala em Dezembro.
O Costa Magica pela terceira vez seguida embarcou seus cruzeiros na cidade, desta vez ficou por aqui de Dezembro a Março.O Costa Concordia foi o maior navio a fazer escala em Santos, estreante, fez uma temporada de 4 meses, entre Dezembro e Março. O Corinthian II pela segunda temporada consecutiva fez apenas uma escala em Santos, desta vez em Novembro, em um cruzeiro posicional para a Patagônia.

Imagens e texto: (©) Copyright Daniel Capella, Santos
Dados: Concais S.A.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Uma temporada realmente inesquecivel, o mercado brasileiro de cruzeiros a todo vapor crescendo organicamente.. infelizmente a nossa infraestrutura não acompanha esse nosso crescimento…
    Dani,parabens pela matéria
    que venha 2010/2011
    ja estou contando os dias para embarcar..rs..rs..
    abração amigo
    Luciano

  2. Obrigado Luciano, sim, infelizmente a infraestrutura portuária está sobrecarregada, e não acompanha o cresciment do mercado, aqui em Santos e no Rio, só que temos uns terminais decentes…
    De qualquer forma, que venha 2010/2011!

  3. E a gente que embarca no Rio sofre mais ainda.
    As disponibilidade de vagas para o Rio estão diminuindo a cada temporada.Nesta, eu tentei sair do Rio e não tinha nenhuma vaga no Orchestra,mas se fosse com saída de Santos teria vaga.Minha amiga foi na mesma data e disse que o navio não estava cheio….não consigo entender isso.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui