Cruzeiros de inverno no Brasil!

6
Recentemente, ao responder um comentário de uma amiga e leitora do Blog, tive a idéia de escrever este artigo. Ela me questionou sobre a possibilidade de termos cruzeiros marítimos no Brasil durante as férias de julho. Para responder a essa pergunta temos que levar em conta que o mercado brasileiro vem passando por um grande crescimento nos últimos anos, conforme eu sempre gosto de ressaltar. Mas devemos considerar também que este é um mercado que infelizmente enfrenta graves entraves ao seu desenvolvimento tais como a falta de infra estrutura portuária, altas taxas operacionais e excesso de burocracia. Eu mesmo já tive a oportunidade de discorrer um pouco a cerca destes assuntos. São problemas sérios e que trazem muita preocupação ao setor de cruzeiros marítimos em nosso país. Agora mesmo, em uma das postagens anteriores, temos a noticia da inauguração de um moderno terminal de cruzeiros marítimos na China. Contudo, no Brasil não vemos iniciativas como essa, o que é lamentável. Pois bem, tais problemas certamente constituem barreiras para que tenhamos cruzeiros de inverno por aqui. Mas além disso devemos considerar também a questão da procura por esse tipo de passeio durante os meses de inverno. Lembrando que o brasileiro não esta muito acostumado a navegar durante esta estação do ano, quando as temperaturas tendem a baixar de forma mais significativa, muito embora no Brasil os invernos não sejam tão rigorosos. Apenas algumas companhias, de forma tímida, chegam com seus navios um pouco mais cedo, por volta do mês de outubro e permanecem aproximadamente até o mês de abril, “esticando” um pouco a temporada. Então cabe aqui uma outra pergunta: Será que teríamos uma procura, por parte dos passageiros, que justificasse a permanência de um ou mais navios no Brasil durante o inverno ou nas férias de Julho? Vou deixar a resposta a critério dos leitores e confesso que gostaria muito de saber as opiniões de cada um a esse respeito. Mas eu pessoalmente acho que seria ótimo se tivessemos cruzeiros de inverno no Brasil. Em nosso país, um grande atrativo durante a temporada regular, são os cruzeiros temáticos. Temos cruzeiros de vários artistas e até religiosos, por exemplo. Então no inverno poderíamos ter cruzeiros interessantes como cruzeiro do queijo e vinho, cruzeiros gastronômicos com destaque para a degustação de sopas e caldos e até mesmo um cruzeiro junino com músicas, quadrilha e pratos típicos desta época (só não ia ter fogueira, claro). Não seria um problema, já que em vários cruzeiros já temos festas à fantasia e temáticas. Fica lançada a idéia, que tal??

Texto e imagens: Copyright Silvio F. Brandão

Compartilhar

6 Comentários

  1. Por favor, qualquer coisa, menos cruzeiros religiosos. E voltar para a Inquisicao e ter que aguentar a lenga lenga dos padres e bispos, e um mamaracho, seja o que for e detestavel ! O mundo vai e caminha para frente, nao para traz.

  2. Acredito que até poderia ter procura porem não tão grande para encher navios com 3.000 passageiros, e o os roteiros tinham que ser diferentes dos atuais ilha bela e buzios, acho que navios menores e roteiros proprios para a epoca seria uma provavel solução

    Guilherme Kolbe

  3. Olha Silvio, eu acho que procura até teria sim. Em um navio pequeno, (talvez o Marina, como eu já tinha citado antes, lembra?), e com os roteiros certos. Acho que o ideal seria ter viagens de 7 noites para o nordeste durante as férias, e menores que ficassem só por aqui, ou só por lá no resto do ano.
    Mas, uma coisa é certa, já tentaram deixar um navio aqui umas três vezes, e em nenhuma deu certo…
    Aliás, vou escrever algo sobre isso, só preciso conseguir mais informações.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui