Os cruzeiros maritimos e a questão dos fretamentos!

4

Eu vou aproveitar para falar um pouco sobre uma questão que as vezes pode acabar afetando diretamente o turista que adquire um pacote para um cruzeiro marítimo. A pessoa se programa, compra o pacote com antecedência e algum tempo depois recebe a notícia de que justo na data escolhida o navio em questão fora “fretado” para um determinado evento ou show de determinado artista, por exemplo. Não sei se isso já aconteceu com algum de nossos leitores mas confesso que já tive duas experiências nesse sentido e em ambas fiquei muito satisfeito. Este tipo de fretamento costuma ocorrer especialmente no caso dos mini cruzeiros. Para algumas pessoas isso pode parecer um aborrecimento enquanto para outras pode significar uma “sorte” ou benefício. E como proceder em tal situação? Cada companhia marítima tem sua própria política em relação a estes casos mas normalmente a companhia gentilmente solicita ao passageiro que escolha um cruzeiro equivalente aquele que o mesmo havia adquirido, em outra data de saída ou outro navio. Desta maneira a empresa marítima fará todo o possível para acomodar o passageiro em outro cruzeiro equivalente. Geralmente isso se da sem nenhum custo extra para o passageiro, a menos que este opte por um cruzeiro mais caro, diverso daquele que havia adquirido inicialmente. Assim, a companhia sempre irá procurar oferecer ao hóspede uma boa compensação pelo ocorrido e a pessoa terá a opção de escolher uma outra data, roteiro e navio que melhor lhe convenha. É muito comum também, nestes casos, a companhia marítima oferecer um “up grade” de cabine. Claro que sempre existe a opção de cancelamento por parte do hóspede mas aconselho isso somente em último caso. Assim, nessas situações, é importante manter a calma e ver a proposta da empresa a fim de escolher a melhor opção de forma justa e satisfatória.

Texto e imagem: Copyright Silvio F. Brandão
Compartilhar

4 Comentários

  1. Legal vc ter falado disso! Eu fiz um mini cruzeiro para pessoas que cursam turismo, com cursos e palestras. Para muitos de nós, o cruzeiro era praticamente um universitário com preço mais em conta e bebida liberada. No entanto, eu vi vários hóspedes (pessoas de idade avançadas) que estavam naquele mesmo cruzeiro e que compraram sem saber do que estava acontecendo no navio (assim como nem a própria agência de viagem sabia). Nesses casos, acho falta de respeito com aquele hóspede que foi procurando tranquilidade. E como foi mencionado, para o jovem que embarcou sem saber, foi uma grande sorte! Excelente post. Beijos!

  2. Sim, qualquer um pode fretar desde que esteja apto a arcar com o valor. Eu não sei dizer ao certo o valor, mas imagine que a companhia tem que ter lucro com o fretamento. E que se não fretar o navio, venderia aquele período a passageiros normais, com preços normais. Ou seja, o valor que alguém oferece tem que ser próximo do que renderia um mini-cruzeiro, no caso de um fretamento por três, quatro noites, por exemplo.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui