Porto de Natal receberá investimentos.

1

O Porto de Natal irá receber R$ 53,7 milhões para a construção do seu Terminal Marítimo de Passageiros. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é uma das previstas para a realização da Copa do Mundo de 2014, que tem Natal como uma das doze cidades que vão sediar o evento. A confirmação da verba para o Terminal Marítimo foi feita nesta terça-feira (20) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a assinatura de um termo aditivo à Matriz de Responsabilidades da Copa, divulgado pelo Ministério dos Esportes (ME).

Para poder receber os navios cruzeiros o cais do Porto de Natal também será ampliado. O presidente da CODERN informa que atualmente o Porto de Natal tem condições de receber navios de até 204 metros de comprimento, espaço que deverá chegar a 240* metros após a obra.

Para receber os turistas, será construído um prédio com dois pavimentos onde, no térreo, ficarão concentrados os serviços de atendimento, além de boxes alfandegários com representações da Receita Federal, Polícia Federal, Agência de Vigilância Nacional, além de artesanatos, feirinhas, e locais de atendimento do governo do Estado e da prefeitura de Natal, dentre outros.

No pavimento superior, está projetado um restaurante com mirante para o rio Potengi e um espaço privilegiado para exposições de arte e apresentações artístico/culturais. Após várias tentativas, iniciadas há mais de uma década, para se fazer o terminal, o turismo potiguar finalmente será expandido na sua forma de recepção por navios.

*Porém, na minha opinião seria necessário um cais maior, para a cidade poder receber navios de cruzeiros médios e até grandes. Isto, porque dentre os 20 navios que virão ao Brasil na próxima somente os gêmeos Celebration e Holiday da Ibero, e a frota da CVC (com exceção do Sovereign) poderiam atracar no local, caso ele já estivesse pronto. Portanto, o terminal que será construído já é obsoleto antes mesmo de ser inaugurado…

Texto: (©) Copyright A Tribuna ES e Daniel Capella.
Imagem: (©) Copyright Daniel R. Carneiro (Cruising On Line).
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui