Anna Nery, Salamis Glory já se foi a 4 meses.

2
O Anna Nery com as cores da Cia. De Navegação
Costeira.

O último navio brasileiro, o Anna Nery, foi desmantelado, há quatro meses. Este navio, foi construído em 1962, por encomenda da antiga Empresa de Navegação Costeira. Ele era um dos quatro célebres Cisnes Brancos, que durante anos serviram em linhas regulares e em cruzeiros por nossa costa. Porém, em 1978, o navio foi vendido, e passou por vários proprietários até chegar ao seu destino final, a sucata, ou se preferir, o desmantelamento. Com certeza, este é um navio que ficou na memória de muitos brasileiros, um deles, o Sr. Olimpio Pinto, me contou sua história no navio, e algumas de suas passagens, inclusive com personagens ilustres, a qual divido com vocês:

“Em 1965 trabalhava na ABI ( Associação Brasileira de Imprensa) como garçom, mensalmente servia os imortais, certa ocasião também Pelé ainda no início de carreira. Por intermédio do “Coronel” Parreira fui apresentado ao diretor da Companhia de Navegação Costeira através de uma carta de referência  na expectativa de viajar para Inglaterra para a copa de 1966, mas não embarquei no navio “Rosa da Fonseca” que iria para Inglaterra, acabei viajando no Anna Nery com destino à Argentina.  No período que trabalhei no navio viajamos por vários lugares, CARIBE, MIAMI, VENEZUELA, SANTOS, RIO DE JANEIRO, MANAUS, nestas viagens servi o ex presidente Jucelino K, Dercy Gonçalvez, Vinícius de Moraes entre outros.
De 1966 a 1969 trabalhei no Anna Nery, foi um período muito bom de minha vida.
Abraço
Olimpio Pinto”

Agradeço a Olimpio por partilhar esta história conosco. Quem quiser saber mais sobre a história do Anna Nery, e ver imagens de seu desmantelamento, pode acessar este link: Anna Nery.
Texto: Daniel Capella e Olimpio Pinto.
Imagem: Cartão Postal do Anna Ney, extraído do site parceiro SimplonPc
Compartilhar

2 Comentários

  1. Por acaso, este "Anna Nery" não foi o mesmo navio que foi usado nas filmagens do filme "A Ilha Dos Paqueras"?

    Ser for, é realmente uma pena que um navio que foi até cenário de filme acabou sendo desmontado como uma lata-velha em um estaleiro lá do outro lado do mundo.

  2. É realmente deprimente saber que um navio tão bonito teve um fim tão triste.

    Como eu já ouvi outras pesoas dizerem, ele deveria ter sido transformado em um museu. Infelizmente, muita coisa não dá certo no Brasil, culpa não só dos políticos e empresários, mas também da própria população, que prefere o que é "lá de fora".

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui