Top 10 portos brasileiros em número de escalas

1
Splendour atracado em Santos

1. Porto de Santos:
O porto de Santos terá durante a temporada 2010/2011 aproximadamente 340 escalas, entre navios em cabotagem e longo curso, as principais companhias a fazer escala na cidade são: MSC, Royal Caribbean, Costa, Ibero e CVC. Por enquanto estão previstas escalas de 23 navios. Na última temporada Santos recebeu 202 escalas, o maoir número do Brasil na época.

2. Búzios (RJ):
A cidade de Búzios verá navios fundeando na Orla Bardot 264 vezes, ou seja, terá 264 escalas na próxima temporada, o que dá a cidade a segunda colocação no rankig nacional. A maior parte das escalas são em viagens de cabotagem, mas também estão previstas algumas em longo curso. MSC, CVC, Royal Caribbean, Ibero e Costa são as principais companhias na cidade. Búzios na temporada 2009/2010 teve 178 escalas, e tambem ocupava a segunda posição no ranking de escalas.

3. Porto do Rio de Janeiro:

Vista dos terminais do Pier Mauá

A terceira cidade em número de escalas é o Rio de Janeiro, que tem previstas 227 escalas, aqui além das viagens em cabotagem, os cruzeiros de longo curso marcam forte presença. Além de MSC, Royal, Costa, Ibero e CVC companhias como a Seabourn, Cunard e P&O também marcarão presença por lá. O Rio de Janeiro manteve a terceira colocação nesta temporada, na última contabilizou 170 escalas.

4. Ilhabela (SP):
A capital da vela receberá escala 140 escalas, a grande maioria em cruzeiros de cabotagem, que partem de Santos ou do Rio de Janeiro, em mini-cruzeiros. A cidade recebe mais escalas de navios da Costa, MSC e Royal Caribbean, além da Ibero e da CVC.

5. Salvador:
O porto de Salvador é o principal destino de cruzeiros no Norte e Nordeste, e só é superado pelos portos do Sudeste. Na próxima temporada receberá 111 atracações, sendo que algumas destas serão realizadas por navios em trânsito, e em outras haverá também embarque, como é o caso do Bleu de France que terá Salvador como porto base-entre o final de Dezembro e Março.

6. Ilha Grande e Angra dos Reis (RJ):

MSC Orchestra em Ilha Grande

Juntas na próxima temporada Ilha Grande e Angra dos Reis receberão 64 escalas. A cidade, tem dois pontos de atracação, um deles fica na principal ilha da cidade arquipélago, Ilha Grande, este recebe principalmente navios da MSC e Royal Caribbean, já o outro é propriamente em Angra dos Reis, e recebe escalas da Costa e Ibero.

7.Jaguanum/Mangaratiba (RJ):
Esta cidade próxima a Angra dos Reis receberá na próxima temporada 58 escalas, que são exclusivas dos navios Horizon, Empress, Zenith, Empress, Sovereign e Bleu de France, todos da CVC. O local é um balneário exclusivo da CVC.

8. Maceió (Al):
Maceió, apesar de uma das principais cidades do Nordeste ainda não dispontou como destino dos cruzeiros, e figura em um singelo oitavo lugar no ranking nacional de escalas, com 52 atracações previstas. Companhias como a MSC e a CVC fazem escalas na cidade em viagens de cabotagem, mas a maior parte das escalas na cidade é de longo curso, normalmente de navios que estão a caminho, ou chegando da Europa.

9. Fernando de Noronha (PE):
O arquipelogo de Fernando de Noronha recebrá na próxima temporada 50 escalas, sendo que destas 49 serão feitas pelo Bleu de France da CVC, e a outra será feita pelo Prinsendam da Holland America, que é o primeiro navio, que não é da CVC, a fazer escala no lugar desde o começo das temporadas de cruzeiro em 1999/2000.

10. Itajaí (SC):

Marco Polo em Itajaí.

Nesta temporada Itajaí contabiliza 45 escalas, e já ultrapassa Portobelo como a cidade que mais recebe escalas e Santa Catarina. Há alguns anos atrás seria difícil imaginar algo parecido, mas o sucesso se deve principalmente as operações de embarque cada vez mais comuns na cidade, na próxima temporada o Grand Mistral da Ibero e o Empress da CVC farão embarques lá.

Texto: (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens: (©) Copyright Daniel Capella, exceto Marco Polo em Itajaí (Blog A Costa Verde & Mar)
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui