Costa Cruzeiros lidera o mercado Europeu

0

De acordo com os números divulgados  no dia 24 em Bruxelas pelo European Cruise Council (Conselho Europeu de Cruzeiros), durante apresentação oficial da quinta edição do relatório anual do European Cruise Contribution pelo ano de 2009, a Europa vem ocupando lugar de destaque na indústria global de cruzeiros. No ano passado, o mercado de cruzeiros europeu registrou a visita de 4,9 milhões de hóspedes (12,1% a mais que em 2008 e mais de 50% dos últimos 5 anos). Em razão disso, no momento, a Europa representa 30% do total de cruzeiristas que viajam pelo mundo.

Em 2009, o continente também cresceu em termos de embarque e local de destino, com 4,8 milhões de passageiros viajando em navios a partir dos portos europeus (+ 3,2%). De acordo com estimativas, cerca de 24 milhões de turistas visitaram os portos da região (+ 9,4%). Itália e Grécia são os destinos favoritos dos cruzeiristas, representam 20% das visitas ao Continente, seguidas pela Espanha (17%) e França (8%). Conclui-se que os resultados positivos da indústria de cruzeiros europeia em 2009 foi a maior em termos de impacto econômico, repercutindo na criação de 300 mil empregos e gerando investimentos estimados em torno de 34 bilhões de euros (+5,9% comparado a 2008).

Com 1,8 milhões de hóspedes em 2009 e previsão de 2,1 milhões de cruzeiristas para 2010 (cerca de + 17%), a Costa Crociere lidera o setor na Europa devido as marcas Costa Cruzeiros (número 1 na Itália e Europa), AIDA Cruises (líder no mercado de língua alemã) e Ibero Cruzeiros (que opera nos mercados de língua portuguesa e espanhola).

Ao que se refere à Costa Cruzeiros, a marca italiana já é recorde em reservas no verão de 2010, que é maior em torno de 10% em relação a 2009. Mais de 75% dos clientes da Costa Cruzeiros são europeus e a marca é líder na Itália, que, de acordo com o relatório do European Cruise Council, é o país mais importante da Europa para a indústria de cruzeiros, representando 20% das visitas.

A Itália ainda é o país que mais gera benefícios econômicos para a indústria de cruzeiros da Europa. Em 2009, os gastos das linhas de cruzeiros, ancoradouros e hóspedes na Itália somaram 4,3 bilhões de euros, 30% do total de gastos na Europa (14,05 bilhões de euros).

A conclusão do ECC European Cruise Contribution 2009 inclui o impacto da crise econômica mundial, com redução de investimentos em novas construções nos estaleiros da Europa, com perda de 4,6 bilhões de euros (- 13%).
A Costa Crociere tem o maior plano de expansão de qualquer operadora europeia e é o único grupo que está investindo na construção de um novo navio a ser entregue em 2013. A nova embarcação, com capacidade para 2.192 hóspedes, será para a marca AIDA Cruises e está sempre construído pelo Meyer Werft desde agosto deste ano. O novo navio é o único europeu previsto para ser entregue depois de 2012.

Imagens (©) Copyright Costa Cruzeiros.
Texto (©) Copyright Mercados & Eventos.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui