Crystal Symphony e Seven Seas Mariner deverão estrear em Santos.

0

 A próxima temporada de cruzeiros em Santos será marcada por estréias de navios em trânsito. Ao todo, três embarcações desse tipo farão a primeira escala em Santos. Um desses é o Seven Seas Mariner, que tem escala inaugural prevista para 25 de Fevereiro do ano que vêm. O navio da Regent Seven Seas, não é nvo, nem virá ao Brasil pela primeira vez, ele só não estreou em Santos ainda, porque até então a Regent Seven Seas tinha optado por não fazer escalas na cidade. Fato que será mudado com esta primeira escala do Mariner, que é escala inaugural, não só do navio, mas também da companhia. Nunca antes na história esta empresa tinha feito escala em Santos, nem no estado de São Paulo. Construído em 2001 nos estaleiros Chantiers de l’Atlantique, ao custo de 240 milhões de dólares.

O Seven Seas Mariner é classificado, segundo o Guia Berlitz 2010, como o quarto melhor navio de tamanho médio (600 – 1.600 passageiros) do mundo, com pontuação de 1.695, e classificação 4+ estrelas (só para se ter uma idéia, o Grand Holiday, novidade da Ibero que estreará na próxima temporada, conseguiu 1.134 estrelas, o que lhe vale a classificação de 3 estrelas, e a última colocação entre os navios de grande porte). O Seven Seas Mariner é o maior navio da frota da Regent Seven Seas, com 48.015 toneladas, e capacidade para 752 passageiros em ocupação máxima. Curiosamente, o casco deste navio é exatamente igual ao do Grand Mitral, da Ibero Cruzeiros, mas com design superior e interior completamente diferente. O Seven Seas Mariner é um dos poucos navios da atualidade que não tem um gêmeo.

O Crystal Symphony também está envolvido em algo bem parecido. Não é novo, e é praticamente habituee da costa brasileira. Só não escalou Santos ainda por opção da armadora, a Crystal Cruises. Armadora, que aliás, não confirma a escala. Por isso, esta escala não é confirmada, ainda assim, segundo o Concais, o navio estreará em Santos no mesmo dia 25 que o Seven Seas Mariner. É provável, que a data informada pelo Concais esteja errada, já que em uma simples consulta ao site da companhia, é possível notar que o navio estará, no dia 25 de Fevereiro, navegando entre Turks & Caicos e Miami,a última noite de uma viagem de circunavegação da América do Sul. Portanto, é provável que a escala aconteça alguns dias antes, e há também a possibilidade de que o navio não estreie em Santos. Em todo o caso, o navio tambem é uma unidade extremamente luxuosa, classificado no Guia Berlitz 2010 como o segundo melhor navio de médio porte. Ostenta 5 estrelas, e 1.701 pontos.
Construído em 1995 nos estaleiros Kvaerner Masa Yards da Finlândia (o mesmo de onde saíram navios como o Freedom, o Voyager e seus respectivos gêmeos), ao custo de 300 milhões de dólares. Ele tem 51.044 toneladas, e capacidade para 1.010 passageiros acomodados confortavelmente em 480 cabines. O Crystal Symphony era gêmeo do Crystal Harmony, que agora navega para a japonesa NYK line, com o nome de Asuka II. Apesar da bandeira das Bahamas, o Crystal Symphony também pode ser considerado um navio japonês, já que os escritórios centrais de sua companhia estão localizados neste País asiático.

Imagens (©) Copyright Sergio Ferreira, Funchal (Seven Seas Mariner), Freyzer Andrade, Parintins (Crystal Symphony).
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui