Estréias 2010/2011: Le Boreal e AIDA Cara.

0
Le Boreal em Kotor, Montenegro.

 Duas novidades para a temporada: uma alemã, e outra francesa, AIDA Cara e Le Boreal. Recém inaugurado, o Le Boreal, é classificado como um navio de porte pequeno. Entregue em Maio deste ano á Compagnie des Illes du Ponant, o Le Boreal fará sua primeira temporada de Inverno no Brasil, e fará escala em Santos no dia 18 de Novembro de 2010. O Le Boreal é considerado um navio Premium, ele é quase um yacht, com capacidade para 264 passageiros, que são atendidos por  140 tripulantes, o que dá ao navio, uma média de 1.5 passageiros para cada tripulante, o que é uma das melhores médias do mercado, e uma marca de sua companhia, que opera atualmente uma frota de quatro navios de pequeno porte, e é parte do grupo francês CMA CGM. O navio, tem registro nas Ilhas Wallis & Fortuna, e algo em otrno de 10.000 toneladas. Este navio, é um dos mais novos a fazer escala em Santos, quando aportar por aqui ele terá algo em torno de 6 meses.

Le Boreal em Amsterdam

Ele é o primeiro de 2 navios idênticos encomendados ao Estaleiro Ficantieri da Itália pela francêsa CMA CGM á sua subsidiaria de cruzeiros Compagnie de Ponant, o outro navio, L’Austral será entregue ano que vêm. Curiosamente, os nomes dos navios fazem referência aos pontos cardeais Norte (Boreal) e Sul (Austral), porém, o navio que virá ao hemisfério sul é justo o que faz referência ao norte. Esta será a segunda vez que um navio desta companhia vem a Santos, há alguns anos atrás, o Le Diamant, já havia feito escala em Santos, enquanto se dirigia para uma temporada na Antartica. O mesmo acontecerá com o Le Boreal, ele passa por Santos e Rio de Janeiro, seguindo ao Sul, para poder dar ínicio a sua temporada na Antartica e Patagônia.

AIDA Cara no Funchal.

Já a AIDA impulsionada pelo escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, e das oLimpiadas de 2016 resolveu apostar no mercado brasileiro de cruzeiros, ainda que com cruzeiros voltados apenas para o público germânico. A escolha da AIDA, deve se também, por causa da força, e da estrutura que o grupo Costa (do qual a AIDA faz parte) já tem na região, tornando mais fácil a operação de seus navios. Para a primeira temporada (e a segunda também) da empresa no país foi escolhido o AIDA Cara, o menor e mais antigo navio de sua frota. Ele operará alguns crueiros na América do Sul, e alternará entre viagens de ida e volta a Santos, e ida e volta a Buenos Aires, também com alguns entre estas cidades e é claro os transatlânticos desde a Europa. Ele chegará em Santos no dia 5 de Dezembro, um dia em que haverão outros navios no porto, mas ele com certeza não passará despercebido. Inconfundível, o AIDA Cara é o primeiro navio a ostentar a boca vermelha, e os olhos maquiados, que hoje são símbolo da AIDA.

AIDA Cara em Lisboa.

Com 38.557 toneladas, o AIDA Cara é considerado um navio de médio porte, e de padrão comum (ou seja, não é nem um navio resort, nem um yacht luxuoso), classificado pelo Guia Berlitz 2010 com 1,367 pontos, o que lhe faz ostentar 3+ estrelas. o que lhe deixa na 22ª colocação. Construído em 1996, e com resgitro na Itália pode acomodar até 1,339 passageiros, em seus 193 metros de comprimento, e 27 de largura. Além da estréia, o AIDA Cara tem previstas mais 6 escalas em Santos, porém, em todas ele deixará a cidade somente após as 22h. Isto porque serão organizadas excursões a São Paulo, e até mesmo em Santos e região que necessitam de mais tempo, fazendo com que o navio precise ficar mais tempo no porto.

Enquanto procurava fotos para esta matéria, curiosamente encontrei esta, um encontro de Splendour of the Seas, AIDA Cara e Costa Serena no Funchal. Encontro este que poderá se repetir por aqui. 
Imagens (©) Copyright Zoran Nikolic (Kotor), Joop Sponselee (Amsterdam), Sergio Ferrira (Funchal) e Ricardo Martins ou Rui Agostinho (Lisboa).
Texto Adaptado(©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui