Porto de Paranaguá quer ser escala de cruzeiros marítimos

0
O Veendam foi o último navio a estar em Paranaguá, em Março.

O Porto de Paranaguá poderá entrar de vez na rota dos navios de turismo. Isto porque a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está trabalhando para que o Porto de Paranaguá atenda às exigências das grandes operadoras , fazendo com que a cidade possa a ser escala de cruzeiros marítimos.

Na semana passada, o superintendente dos Portos do Paraná, Mário Lobo Filho, recebeu a visita do gerente de operações da MSC Cruzeiros, Antônio Duarte. Ele veio a Paranaguá para fazer um levantamento técnico das condições do porto. A visita é a segunda etapa do projeto de recepção de navios de cruzeiros, coordenado pela diretoria empresarial da Appa e que teve início há um mês, quando representantes dos portos paranaenses e o superintendente da Appa estiveram em Santos para visitar a MSC e propor o Porto de Paranaguá como alternativa para a escala de navios de cruzeiro.

“Pelo que percebemos, o porto de Paranaguá atende as exigências técnicas para receber um de nossos navios. Fora isso, temos aqui um elemento muito importante que é a vontade da administração em receber os cruzeiros e isso conta bastante”, disse Duarte. 

“A administração dos portos fará o que for preciso para atender as demandas exigidas para recepcionar navios de passageiros. Esta é uma vontade antiga porque a atração destes navios fomenta o turismo e isso se reverte em benefícios diretos para a cidade de Paranaguá”, afirmou Lobo Filho.

INTEGRAÇÃO – Vencida a etapa de qualificação técnica, Duarte explicou que é necessário medir o apelo turístico da cidade e da região do entorno do Porto. Para isso, a Appa fará uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do Paraná e a Fundação Municipal de Turismo com o objetivo de apresentar à empresa as alternativas de turismo da região.

“É imprescindível a participação de vários segmentos neste projeto. A inclusão de Paranaguá na rota dos cruzeiros aumentará o turismo em todo o estado, trazendo benefícios e promovendo o Paraná em diversos países”, disse o diretor empresarial da Appa, João Batista Lopes dos Santos.

Ele lembrou que os atrativos turísticos de Paranaguá são inúmeros e suficiente para atrair turistas. “Temos a Ilha do Mel, o centro histórico de Paranaguá, estamos próximos a Morretes e Antonina, sem falar de Curitiba”, disse.

Imagens (©) Copyright Rodrigo Leal /APPA.
Texto Adaptado(©) Copyright Agência de Notícias do Estado do Paraná.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui