Temporada de cruzeiros deve trazer 19 mil turistas para o Amazonas

0
Presença incomum na Amazônia: Costa Romantica.

A Empresa de Turismo do Estado do Amazonas – Amazonastur – estima que mais de 19 mil turistas visitem o estado na temporada de cruzeiros. O período começa este mês em todo o país e vai movimentar o setor com visitantes brasileiros e estrangeiros. No Amazonas, o primeiro navio está previsto para chegar no dia 29 de outubro.

Navegando pelo rio Amazonas, serão 18 cruzeiros a visitar Manaus até maio de 2011. O número de navios é menor que o registrado na última temporada, mas a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, garante que o número de turistas não diminuiu. “No ano passado nós recebemos pouco mais de 14 mil turistas. Em 2010 a expectativa é de receber quase 20 mil turistas”, comentou.

Dia movimentado em Boca da Valéria:
Prinsendam e Costa romantica
A empresa admite que é preciso investir em alguns aspectos de infra- estrutura portuária do Estado para desenvolver o mercado nesta área. Uma das questões seria o Porto de Parintins, a 369 quilômetros da capital, onde não haveria espaço adequado e seguro para a atracação das embarcações. Problema parecido seria encontrado também na área da Manaus Moderna, na orla da capital.

A administração do Porto Privatizado de Manaus afirmou que as plataformas de ancoragem estão com as manutenções em dia. Em agosto deste ano foi renovado o certificado de classificação, oficializando que o porto pode receber navios de vários portes. Segundo o diretor do Porto, Alessandro Bronze, já está prevista a ampliação das plataformas das torres e do rodway, que deve comportar até seis embarcações. 

Imagens (©) Copyright Freyzer Andrade, Boca da Valéria.
Texto (©) Copyright Portal Amazônia.com
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui