Porto de Paranaguá apresenta projeto do Terminal de Passageiros

0

O superintendente dos Portos Públicos do Paraná, Mario Lobo Filho, e o secretário especial para Assuntos da Copa, Algaci Túlio, apresentaram nesta terça-feira (28) para autoridades, empresários, representantes do setor portuário e da sociedade civil organizada, o ante-projeto do Terminal de Passageiros de Paranaguá. O objetivo é debater com a comunidade e incorporar novas idéias ao futuro projeto executivo, que numa fase mais avançada definirá a execução das obras.

“Com isso, agilizamos o processo como um todo, o que garante que esta reivindicação tão antiga dos paranaguaras seja respondida o mais rápido possível, no próximo governo”, destacou Lobo Filho. “Entendemos a urgência deste Terminal para o setor de serviços e o comércio da cidade, principalmente com a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014”, completou ele.

A instalação para recepção dos turistas deve contar com estacionamento para ônibus, carros e motos, sala de embarque e desembarque, restaurante, mirante, lojas, ambulatório e espaços reservados para Alfândega, Policia Federal e Receita Federal. O projeto básico prevê um prédio moderno de três andares, com capacidade para abrigar até 2 mil pessoas.

De acordo com o secretário Algaci Túlio, o projeto é ousado e vai atender os turistas dentro dos padrões internacionais. “Quem vier de outros paises para assistir os jogos da Copa em Curitiba terá a opção de chegar pelo mar e ter todo o conforto possível. Este terminal é um sonho do governador Orlando Pessuti e coloca o Paraná mais próximo dos objetivos de receber muito bem a todos que chegarem aqui”, disse.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, Yahia Hamud, a iniciativa é inédita e atende um anseio histórico da comunidade local. “Nunca antes uma autoridade portuária demonstrou esta vontade de concretizar o Terminal de Passageiros. O setor industrial e comercial da cidade está muito satisfeito e vê que o próximo superintendente está disposto a dar continuidade ao projeto”, ressaltou.

Para Hamud, o Terminal transformará o Porto de Paranaguá em porta de entrada e saída de turistas para todas as regiões do estado, fazendo com que a cidade passe a ser um centro irradiador de turismo no Paraná. “De Paranaguá os visitantes podem seguir para as cidades históricas de Antonina e Morretes, visitar as praias do nosso Litoral, Curitiba que é a capital ecológica, Vila Velha e, até mesmo, Foz do Iguaçu, por avião”, enumera ele.

MULTIUSO: O projeto básico prevê a construção de um berço de atracação múltipla, capaz de receber os navios de turismo e navios do tipo PCC (Pure Car Carrier), que transportam carros pelo sistema de rolamento. A ampliação será feita em um ângulo de 45° a leste do cais hoje existente, em seguida ao terceiro berço do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que será construído e concluído em 2011.

Segundo o superintendente da Appa, a vantagem do berço de uso compartilhado é que ele evita períodos de ociosidade fora da temporada de férias, quando cai o turismo marítimo em todo o país. “A grandeprocura por cruzeiros geralmente se dá entre os meses de novembro a março. No restante do ano, o novo berço receberá navios de veículos, que operam com rampa e são compatíveis com a estrutura que planejamos”, explica Lobo Filho.

A implantação faz parte da relação de obras de infraestrutura para expansão do Porto de Paranaguá em curto prazo, já entregue para inclusão no PAC 2, do Governo Federal. O valor total é estimado em R$ 60 milhões e o prazo para início das construções depende de licenciamento ambiental emitido pelo Ibama.

Texto (©) Copyright APPA.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui