Porto do Rio de Janeiro inaugura novos armazéns

0
Navios no Píer Mauá

O Píer Mauá S.A. é o terminal de navios de cruzeiros no Rio de Janeiro. Sua configuração deu-se a partir da assinatura de um contrato de leasing, em novembro de 1997, entre o Consórcio Píer Mauá e a Companhia Docas do Rio de Janeiro, de uma área total de 72.850 m² no porto da cidade.

Localizado na região da Praça Mauá, centro da cidade, o terminal tem capacidade para receber de 2.500 a 3.000 pessoas e sete navios de cruzeiros ao mesmo tempo. A área de estacionamento possui 250 vagas que comportam até 80 ônibus em alta temporada. Segundo o coordenador de operações do terminal, Vitor Jaime Carvalho, esta área poderá ser ampliada quando o outro anexo do terminal, que tem 17.490 m², localizado em frente ao píer, tiver suas obras concluídas.

Para a temporada 2010-2011, que começou em 7 de outubro e se estende até 21 de abril, são previstas 248 atracações, sendo 219 de cabotagem (navegação entre portos dentro do mesmo país) e 29 de longo curso (entre portos de países diferentes). Ao todo, 600 mil passageiros passarão pelo píer.

Novos armazéns
O terminal possui três salões de embarque. O armazém 2, para embarque, o armazém 1, para desembarque, ambos com área total de 3.500 m², e a Esmapa (estação marítima de passageiros).

De acordo com Carvalho, as áreas serão ampliadas, já que no próximo dia 18 as primeiras obras dos armazéns 3 e 4, que passaram por reformas, serão entregues para desembarque e embarque de passageiros, respectivamente. Estas áreas foram pavimentadas, com renovação das estações de saneamento. Além disso, os novos armazéns terão ar-condicionado central, banheiro, posto médico e área de apoio. As obras tiveram um investimento de R$ 15 milhões com recursos do próprio Píer Mauá S.A.

A inauguração destes novos armazéns junta-se à restauração do armazém 1, realizada entre 2007 e 2008, e do armazém 2, entregue em fevereiro do ano passado, com melhorias na atual estação de passageiros e instalação de novos balcões de check-in.

Instalações 
Dentro do píer encontram-se lojas de marcas conhecidas e de souvenires, restaurante, cafeteria, além de serviço de táxi e de vans. Não há agências de viagens. Este serviço é feito diretamente com os navios, e seus funcionários têm trânsito livre dentro do terminal. Há um posto da alfândega, da Receita Federal, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Polícia Federal.

Ao todo são 10 banheiros. O serviço é terceirizado com dois grupos de 16 funcionários revezando-se de segunda a segunda, em turnos de oito horas. O terminal possui oito detectores de metais para bagagem de mão. A Receita Federal e o Píer Mauá possuem scanners para malas. O despacho das malas é dividido pela cor e depois segue em gaiolas que vão para os navios de destino.

Copa 2014
Para o gerente de operações do terminal, Alexandre Gomes Ferreira, o píer está se preparando para receber a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. “Fomos escolhidos este ano pelo World Travel Awards o melhor porto de cruzeiros da América do Sul. Todas essas obras que estamos fazendo são visando, também, receber os eventos esportivos da melhor maneira. Temos pessoal capacitado e infraestrutura. Só dependemos de as empresas de navegação terem interesse em atracar aqui. A partir disso, nós estaremos preparados”, diz.

Texto (©) Copyright Portal 2014.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui