Cargueiro ecológico, E-Ship 1, fez estréia em Santos ontem

0
E-Ship 1 aproximando-se
Rebocadores a saudar sua estréia

Na última quarta-feira, o Porto de Santos recebeu uma visita incomum. Trata-se, do cargueiro E-Ship 1, de propriedade de Ercom, a maior fabricante de turbinas eólicas da Alemanha, o que há de diferente?
A propulsão do navio. Que é auxiliada, pela energia produzida pelos seus rotores, que são ativados com o vento. Ou seja, o navio em questão, é um navio ecológico, que economiza combustível fóssil, graças a geração de energia através do vento, conhecida como energia eólica.

Em sua passagem pelo Brasil, o navio movimentou componentes de torres eólicas, como pás e turbinas eólicas. Ele fez escalas, em Pecém, no Ceará, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e por último em Santos, de onde voltou para a Europa. Aqui, foram embarcadas pás eólicas, produzidas pelas fabricas da Ercom no interior do estado de São Paulo. No momento, o navio continua atracado, no Saboó, e deve deixar a cidade nas próximas horas.

O navio é uma grande aposta para sua fabricante, que, dependendo de seu rendimento pretende construir novas unidades semelhantes. Porém, especialistas afirmam, que o sistema utilizado não tem futuro, e que o navio é apenas uma “aventura” de seus proprietários. O certo, é que sua tecnologia não é nova, sendo utilizada pela primeira vez na década de 20, e depois abandonada, principalmente, por causa da concorrência com os, na época,  novos motores a diesel. Outro tipo de navio ecológico que utiliza os ventos para se mover é o Beluga Sky Sails, que utiliza uma vela espécie de “para-quedas” adaptado, como vela. Este navio também já esteve em Santos.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui