Chegada de navios de cruzeiro mostra deficiências do Porto de Salvador

8

Como já se sabe, o entorno do Terminal de Passageiros do Porto de Salvador não suporta o fluxo turístico provocado pelos cruzeiros que chegam à cidade nesta época do ano. A comprovação deste diagnóstico foi vivenciada pelos motoristas que transitaram esta semana nas avenidas do bairro do Comércio, em frente ao Porto, no centro da capital baiana.

Com a chegada dos navios durante a alta estação, o trânsito na avenida da França está completamente conturbado. Na manhã da última quarta-feira, por volta das 6h, enquanto dois cruzeiros estavam ancorados no Porto, mais dois se aproximavam com cerca de quatro mil turistas. Na via principal, dezenas de ônibus, microônibus, vans e táxis enfileirados sinalizavam o caos que seria o tráfego no decorrer do dia.

Durante todos os dias do verão, ávidos por fazer o transporte dos turistas e levá-los para conhecer a capital baiana, centenas de motoristas brigam por uma posição em frente ao terminal de passageiros. São taxistas e motoristas de vans que disputam os grupos que deixam o terminal. “Isso aqui está uma bagunça, não temos onde estacionar, sem falar que ainda perdemos o turista para os carros clandestinos que estão operando sem nenhuma fiscalização”, reclama o taxista Jeovaldo Oliveira.

O carioca Fernando Albuquerque estava aguardando fora do saguão de desembarque um grupo de amigos que chegaria no próximo navio. Ele também reclamou da infraestrutura local. “A avenida é muito estreita e não tem estacionamentos. Vim esperar um amigo e terei que ficar próximo ao carro, correndo risco de ser multado.”

A Superintência de Trânsito e Transportes do Salvador (Transalvador) tem monitorado a situação. Durante os horários de pico, fiscais orientam os motoristas. “O problema é que não tem espaço mesmo. Veja agora, ainda é cedo e tem este número de ônibus, quando chegar o horário de pico, será exatamente a hora em que o navio estará atracando, aí a coisa tente a piorar e não temos muito a fazer”, diz um fiscal que preferiu não ser identificado.

Reestruturação
Responsável pelas obras de mobilidade urbana que vão preparar o município para a Copa do Mundo de 2014, a prefeitura de Salvador tem projetos de melhoria para o trânsito da região, já que a tendência é que nos próximos três anos o município receba cada vez mais navios.

De acordo com Leonel Leal, gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo (Ecopa), já existem projetos em andamento para a área. “A reforma do Porto de Salvador vai contemplar, além da construção de um terminal de passageiros, uma reestruturação do entorno. A saída do terminal será deslocada para que as pessoas já desembarquem mais próximas do Mercado Modelo. Além disso, está previsto o alargamento das calçadas, o deslocamento de pontos de ônibus e bolsões de estacionamento, tanto para carros comuns quanto para vans e ônibus de turismo.”

Segundo Leal, a prefeitura formou um grupo de trabalho com técnicos da Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), prefeitura e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para desenvoler alternativas para a região. “Sabemos que em qualquer lugar do mundo a chegada de 15 mil turistas de uma só vez causa situações atípicas. Mas estamos trabalhando para solucionar essas questões.”

A obra do terminal de passageiros do Porto é de responsabilidade da Codeba e todas as intervenções do entorno estão a cargo da Prefeitura, que já trabalha nos projetos.

Texto (©) Copyright Portal 2014.
Imagem (©) Copyright Igor Welster e Karlo Dias.
Compartilhar

8 Comentários

  1. Daniel.
    Eu Desembarquei ontem em vitória do Grand Holiday e achei maravilhoso que quero fazer outro cruzeiro, como voce está envolvido nessa área gostaria de ir em um navio da costa!
    voce acha que o Costa Mágica ou o Costa Fortuna valem a pena?

  2. sou de santos e por incrivel que pareça estive em salvador no carnaval de 2010 , tinha uns 6 navios, foi muito bom e tranquilo!! Nessa foto ai percebe-se que era um dia de chuva..

  3. Anônimo 1
    Eu, particularmente, não recomendaria a Costa, recentemente tive uma experiência ruim com eles, mas não vêm ao caso. Agora, se é o que você quer, posso dizer que conheço tanto o Magica quanto o Fortuna. São navios gêmeos teoricamente idênticos. Gostei mais, na época do Fortuna, mas essa minha viagem, foi em 2007. Hoje tenho ouvido muitas reclamações do navio. Mesmo assim, não gostei nada do Magica, e o melhor roteiro é do Fortuna, portanto essa seria minha escolha ;D

  4. Anônimo 2
    Realmente, a chuva atrapalha, tenha certeza. Você, sendo de Santos, deve conhecer os problemas do nosso porto, quando recebemos seis, sete navios por exemplo. Mas sabe também, que são uma série de fatores que causam o caos generalizado. O mesmo acontece em Salvador, agora, obviamente, um porto bem preparado, tem estrutura mesmo na chuva, esse é o ponto.

  5. Anônimo 3
    O porto tem Santos tem capacidade para receber mais de 20 navios em seus berços de atracação. Obviamente, não são todos que são utilizados por navios de passageiro. Porém, o Concais tem capacidade para até 43 mil passageiros por dia, ou seja, muito mais que três navios. Pode parecer que não, mas o terminal comporta sim, esse número de passageiros, desde que os passageiros cheguem em seus devidos horários, evitando filas e tumultos desnecessários.

  6. Daniel,
    Eu particulamente pensei no Costa Mágica porque gostei do roteiro. Tenho parentes que desembarcaram dia 16/01 no Rio e foram no MSC Música e disseram que balaça muito. O navio da MSC que tem o mesmo roteiro que o Costa Mágica, é o MSC Opera só que é um navio pequeno, ou seja, se MSC Música que enorme 294 mts balança muito, imagine o MSC Opera. Então agora sinceramente não sei o que fazer.

    Eu achei que Grand Holiday balança pouco.

    Eu li, inclusive no seu blog que o Costa Mágica é muito lotado e que a comida do MSC OPERA não é boa.

    Agora me diz se voce tivesse que escolher entre os dois qual escolheria??

    Obrigado.

    P.S Sou o Anonimo 1

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui