Santos comemora 465 anos!

8
Clique para aumentar

Santos, a capital brasileira dos cruzeiros marítimos, comemora hoje, aniversário de 465 anos. Hoje, a cidade é considerada a capital do litoral do estado de São Paulo, e uma cidade que está na vanguarda do desenvolvimento e qualidade de vida brasileira. Principal porto do Brasil, e do hemisfério Sul, Santos tem muitos motivos para comemorar, já que suas perspectivas futuras são das melhores possíveis. Mas, neste dia, vamos relembrar o passado, e eleger as mais importantes estréias ou escalas das temporadas de cruzeiro regulares.

  • Na primeira temporada de cruzeiros regulares, em 1998/1999, elegemos:

O Rembrandt, ex-Rotterdam, como a mais importante escala da temporada. Também merecem destaque escalas de navios vintage como o Mermoz, o Funchal, e o Stella Solaris.

  • Em 1999/2000, apenas 6 navios ficaram escala em Santos, entre eles, elegemos o mais importante:

O Silver Wind, na época um navio novo, e ultra-luxuoso, que fez a primeira escala de muitas da Silver Sea na cidade. Também merece destaque, as viagens do Seawind Crown, da Preimier, que tentou extender sua temporada por aqui, pena não ter dado muito certo.

  • Já a temporada 2000/2001, foi uma das mais importantes da história. A nossa escolha é meio obvia:

A principal estréia da temporada foi, sem dúvida, a do Splendour of the Seas, que marcou uma revolução na indústria de cruzeiros brasileira da época. Na onda do navio, mais 4 chegaram a Santos, número até então recorde. Também merecem destaque as escalas do Mercury, da Celebrity, do Europa (de 1999) da Hapag-Lloyd, e do R-8, da fálida Reinnasance Cruises.

  • A temporada 2001/2002 manteve as expecitativas geradas com a chegada da Royal Caribbean:

Foi a temporada, em que pela primeira vez três navios da Costa operaram a partir de Santos: Costa Tropicale, Allegra e Classica, sendo que esse último, o primeiro da nova geração da companhia fazia sua estréia por aqui, a mais importante da temporada. Também marcaram a volta do Europa, e a estréia do C. Columbus, também da Hapag.

  • A temporada 2002/2003, foi uma das piores da história, depois dos problemas que o Splendour encontrou para operar na cidade, e da desistência da companhia de operar por aqui, somente 6 navios deram as caras em Santos:

A principal, e única novidade, foi a estréia do Island Escape, que nas próximas temporadas, marcaria a história da indústria de cruzeiros brasileira com seus mini-cruzeiros.

  • Em 2003/2004, a perspectiva foi bem melhor. Com nove navios, novas operadoras passavam a operar na cidade:

O destaque vai para o Blue Dream (ainda R-5) da Pullmantur, que operava, pela primeira vez cruzeiros regulares na costa brasileira, operadoo pela CVC. A MSC, também passou a fazer temporadas com embarque em Santos, com a estréia do Melody. Os navios em trânsito também marcaram forte presença, com a estréia do Infinity, da Celebrity e do Discovery. Esse também foi o último ano de operação da Classic International no Brasil.

  • A temporada 2004/2005 foi marcada por estréia de navios modernos:

O destaque nessa temporada fica para o MSC Armonia, que na época tinha pouco mais de 3 anos, e para o Costa Victoria, então gigante, e primeiro navio, a fazer frente ao Splendour of the Seas em tamanho. As escalas em trânsito, novamente, foram importantes, estreiou aqui o Insignia, e o Le Diamant, que marcou também a estréia de sua companhia, a Ponant. Destaque também para a Silver Sea, que trouxe dois navios naquela temporada, e para o Vistamar.

  • A temporada dos recordes, 2005/2006, representou forte crescimento no setor brasileiro e santista:

Pela primeira vez, a CVC, a MSC e a Island Cruises traziam dois navios cada, ao Blue Dream se somava o Grand Mistral, ao Armonia, o Melody, e ao Island Escape o Island Star. O setor de trânsito trouxe menos navios essa temporada, mas o Albatros, da Phoeniz Reisen merece destaque, ele fez a primeira e única escala até então.

  • Mais recordes. A partir daqui, temporada 2006/2007, cada vez mais navios chegaram ao Brasil e a Santos, e os números antes tímidos, agora se tornam astronômicos.

A CVC, trouxe 4 navios, a primeira operadora a trazer este número de navios, eram eles, o Sky Wonder, e o Grand Voyager, que estreavam, e o Grand Mistral, e o Blue Dream. A MSC, pela primeira vez trazia dois navios de última geração: MSC Sinfonia e MSC Armonia. Mas o destaque, ia, com certeza, para o gigante, Costa Fortuna, que desbancou o Splendour of the Seas, como maior navio a escalar Santos em viagens regulares. Os navios em trânsito, foram 5, destaque para o Rotterdam, flagship, da Holland America que fez estréia em Santos.

  • 2007/2008. O número de navios crescia a cada ano, e nessa temporada, atingiu-se o número de 18 navios. Outra temporada importante para a cidade e o Brasil.

Essa é uma das temporadas com a maior variedade de navios até hoje (talvez superada só pela atual), os navios em trânsito voltaram a marcar presença. A Royal Caribbean, se rendeu ao crescimento do mercado brasileiro, e resolveu, que o Splendour voltaria a fazer temporadas regulares na América do Sul. A Costa, voltou a trazer 3 navios, a CVC, trouxe 4 navios simultaneamente, e a MSC voltou com dois de última geração. Mas, sem dúvida, nessa temporada o destaque é para os navios em trânsito: 6 navios. Entre eles, o Infinity, o Spirit of Adventure, e o Azamara Journey. Nessa temporada, também pela primeira e última vez, 9 navio de cruzeiro escalaram o porto no mesmo dia.

  • A temporada 2008/2009 trouxe uma retração no número de navios. De 18 da última, vieram somente 16, o que não significa que a temporada não tenha sido importante.

Novidades como Costa Mediterranea, MSC Musica, e Radiance of the Seas, merecem destaque. Os navios em trânsito, desta vez, não marcaram presença. Foram apenar 3. A MSC, pela primeira vez trouxe 3 navios, e todos novos a Santos. A CVC voltou com 4, e a Island reduziu sua presença, trazendo apenas o habituee Island Escape.


  • Se 2009/2008 não foi tão boa, não podemos dizer o mesmo da temporada seguinte. A temporada 2009/2010 marcou a retomada do crescimento no número de navios. 

Estréias importantes como a do Vision of the Seas, do Star Princess, do MSC Orchestra e do Costa Concordia, fizeram com que o crescimento nessa temporada fosse maior que o das últimas temporadas. Outra novidade importante foi a estréia da Ibero no Brasil, seus navios, pela primeira vez, vieram ao Brasil, sobre sua própria bandeira, não fretados a CVC. a MSC aumentou o número de navios a 6, um número que até hoje não foi, nem deve ser batido por nenhuma companhia tão cedo. A Costa, trouxe pela primeira vez, 2 navios acima das 100,000 toneladas, o Concordia e o Magica, e a CVC, reduziu seu número para 3 navios em Santos. Já a Island, deixou de existir, e o antes previsível retorno do Island Escape não aconteceu. As escalas em trânsito também foram importantes. A Holland America voltou a cidade, com a estréia do Veendam, a Princess pela primeira vez na história trouxe um navio a Santos, o Star Princess, e a Cruise West, trouxe o último navio ao Brasil antes de sua falência, o Corinthian II. Além, dos sempre presentes e bem-vindos Insignia e Silver Cloud.

  • 2010/2011, será, ao que tudo indica, a maior temporada da história por alguns anos pelo menos.

Depois de 10 anos, o destaque se volta para a Royal Caribbean, para o Mariner of the Seas, gigante que fará 6 escalas em Santos. O número de navios, também não conhece precedentes, nada menos que 23 navios farão escala aqui. Também merecem destaque o AIDA Cara, da AIDA, que deve ser presença nas próximas temporadas, e o retorno de navios como o MSC Armonia, Costa Fortuna e Island Star, que há anos não voltavam a cidade. Os navios em trânsito também não deixaram a desejar, são pelo menos 6 nesse tipo de operação. 

  • As próximas temporadas?

As expectativas ao mesmo tempo que boas, não são das melhores. Grandes eventos devem trazer novidades a infraestrutura brasileira, e navios fora de época, mas até agora, o que vemos são promessas, e má vontade justificada por parte das companhias. O resto da história, nós ajudaremos a escrever. E, voltando ao tema do tópico, Parabéns Santos!

Compartilhar

8 Comentários

  1. Esse ano fiz a minha primeira viagem de navio No MSC Opera, amei e antes de viajar pesquisei site ou algum Blog de Cruzeiros e acabei achando esse, quero dizer que você escreve muito bem, Parabéns pela sua equipe e pelo seu Blog. Parabéns. Tenho 15 Anos e sou Apaixonado por navios de cruzeiro. 😀

  2. Bom Dia.
    Falando sobre novidades e numero de navios, gostaria de pedir uma singela opinião, que será muito bem recebida por um grupo de pessoas que sempre viajam conosco. Neste ano fizemos pela segunda vez O MSC Orchestra,(lindo navio!),apesar de fazermos mais uma parada do que de costume, no Recife, o navio não trouxe novidades quanto a entreterimento, shows etc, foram exatamente as mesmas de jan 2010. Gostaríamos de uma recomendação, ou opinião de um novo cruzeiro pelo Brasil, não sabemos ainda se descemos ate a Argentina com algum navio ou se valerá a pena sair do Brasil este ano.
    O allure e o Oases são lindíssimos, porem teremos uma despesa bem maior por conta de passagens ate a Florida.
    Pensando em navio grande, o maior deles para a temporada , segundo os seus posts será o Costa Pacifica, vale a pena?
    Ainda corremos o bom risco de termos alguma novidade em alguma operadora? O Mariner foi anunciado em Abril de 2010, apesar de termos a certeza que ele nao voltara para a temporada 2011/2012, sera que alguma outra operadora ainda poderá trazer aguma novidade?
    De qualquer forma, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, entro todos os dias para saber das novidades e através dele estou sonhando e elaborando meus próximos roteiros de viagem.
    Muito Obrigada!!!

  3. Luiz Gulherme
    Obrigado!

    Vivian
    Obrigado também!
    Olha, descer ao Prata para mim é uma viagem que vale a pena. Com certeza, ir ao caribe nos maiores navios do mundo também. Mas, talvez fosse mais interessante conhecer a América do Sul antes de mudar de ares, na minha opinião.

    Realmente, em 2011/2012, o Mariner não volta, e a Royal Caribbean não deve trazer navio nenhum em seu lugar. No geral, só quem ainda pode trazer alguma novidade é a CVC, mas, se trazer algo novo, deve ser um navio de médio porte, como os atuais.

    Eu acho, sinceramente, que o Costa Pacifica não vale a pena. Nesse caso, tamanho não é documento, definitivamente. Se quiser perguntar mais alguma coisa, fique a vontade!

  4. Pois é, só subimos , inda não descemos!!! rs
    O Orchestra é um navio razoavelmente grande, bonito e bem tratado, gostamos muito e quando pensamos em fazer um novo itinerário para o próximo ano nos perguntamos sempre sobre o tamanho, iremos ficar contentes com um navio menor? Se compararmos os navios que vem ao Brasil, fazer um novo cruzeiro em um navio menor é regredir? ou os menores também não deixam a desejar?
    E na sua opinião, qual seria o melhor navio para descer ao Prata , MSC , Royal ou tem algum outro recomendado? no nosso caso seria bem melhor partindo de Santos.
    Pesquisando os navios da Royal estão sempre entre os melhores e ganhou pesquisas de satisfação, no comparativo de preços também esta mais caro, porem vale a pena? Ele é superior aos outros?

    Muito obrigada pelas dicas!!

  5. "fazer um novo cruzeiro em um navio menor é regredir?" Também faço muito essa pergunta vivian. Eu quero ir no Orchestra no final do ano, deve ser um luxo né

  6. Não, eu acho navios menores melhores que os maiores. Proporcionam uma experiência mais interessante, agradável.
    Eu acho sim, o Splendour pelo menos superior, e recomendaria ele, para fazer o Prata com partida de Santos. Fiz até uma reportagem sobre ele.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui