Turistas de cruzeiros marítimos aquecem temporada de Maceió

0

 De 5 de novembro de  2010 a 5 de janeiro de 2011 fizeram escala no Porto de Maceió 20 navios de cruzeiros, trazendo cerca de 42 mil passageiros e 15 mil tripulantes. A previsão para este mês é de mais 13 escalas de navios e, até 2 de maio 20 escalas devem ser feitas no Porto de Maceió. Mesmo sem um terminal de passageiros, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) está trabalhando para melhor receber os visitantes. Os turistas recebem folhetos e mapa de Maceió em quatro idiomas (português, italiano, inglês e espanhol).

A secretária adjunta da Semptur, Cláudia Paiva, informou que com a chegada dos cruzeiros, aumenta a procura pelo passeio de jangadas das piscinas naturais, que é um dos pontos turísticos bastante frequentados neste verão. “Cada cruzeiro que atraca no Porto de Maceió movimenta a economia local, principalmente dos taxistas, agências receptivas, artesanato e restaurantes. O gasto do turista de cruzeiro gira em torno de R$ 200,00, e muitos deles retornam à cidade como hóspedes”, disse Paiva.

Ana Rogato, da Aeroturismo, uma das agências receptivas contratadas pelos cruzeiros para vender pacotes aos passageiros, informou que a empresa atendeu, em média, 2 mil cruzeiristas por mês. “Os turistas estão comprando o city tour pela cidade, com parada no Pontal da Barra. Outro passeio bem procurado é o da jangada das piscinas naturais”, diz Ana Rogato.

Os passageiros que não compram o passeio contam com translado gratuito até o portão principal do Porto de Maceió, onde recebem informações turísticas da Semptur. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também organizou os serviços de táxis e vans, e distribuiu folhetos com tabela de preços para orientar os visitantes.

Segundo Cláudia Paiva, no Porto de Maceió, ou em qualquer parte do mundo, existe a legislação internacional que limita o acesso de pessoas e transporte à área portuária. Por conta dessa norma, só tem acesso aos navios as operadoras e as agências receptivas cadastradas nas agências marítimas de capotagem local e no Porto de Maceió.

Imagens (©) Copyright Carlos Vínicíus
Texto (©) Copyright Nide Lins/SepTur.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui