Projeto do segundo terminal é aprovado!

3
Armazéns do Valongo

A Codesp e a Prefeitura de Santos aprovaram o projeto de construção de um segundo terminal de passageiros na região do Valongo, no Porto. O estudo foi elaborado pela MSC Cruzeiros, operadora que, nesta temporada, trouxe três navios de passageiros ao cais santista.

Mas o projeto precisa de alguns ajustes para que seja licitado. A previsão é que a concorrência ocorra no primeiro semestre do próximo ano. As informações são do presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos e secretário municipal de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino, que as anunciou na manhã de segunda-feira, na Prefeitura, durante a apresentação do primeiro diagnóstico do projeto Porto Valongo Santos.

O empreendimento prevê a recuperação dos armazéns 1 ao 8, no Valongo, transformando-os em um centro de turismo e lazer. Entre suas atrações, estará o novo terminal de cruzeiros. Segundo Aquino, “o projeto (do novo terminal) foi conceitualmente aceito, mas ainda pedimos correções. Ele não será colocado em licitação enquanto algumas coisas não forem corrigidas”.

Conforme divulgado inicialmente pela MSC, o empreendimento prevê a construção de um píer para atracação de navios e uma instalação com salas de embarque e desembarque.

O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre arquitetos brasileiros e a empresa
norte-americana B&A(Bermello Ajamil&Partners, Inc.). Entre as modificações solicitadas, estão itens relacionados à acessibilidade do terminal, ao estacionamento proposto e ainda ao número de navios que poderão parar simultaneamente
no terminal.

“O projeto deles aponta, em uma segunda fase, a operação de quatro navios. Nesse
sentido, pedimos estudos de acessibilidade e capacidade, pois entendemos que ainda não está comprovado que a área permite a operação de quatro navios”, destacou o presidente do CAP.

Sobre o estacionamento, Aquino mencionou que área prevista pela MSC para a permanência dos veículos não poderá ser utilizada, uma vez que o trecho foi passado à Justiça Federal pela Secretaria de Patrimônioda União (SPU).

“Além disso, ela (MSC) vai ter que reposicionar o terminal um pouco mais na direção da Ponta da Praia, pois o desenho que apresentaram estrangula a marina(planejada para o Porto Valongo Santos)”, explicou.

A princípio, o novo terminal de passageiros deverá ser construído no Armazém 6. A
definição oficial do local acontecerá apenas após a conclusão dos estudos de viabilidade do Porto Valongo Santos. A expectativa da MSC é de que a instalação esteja concluída até a Copa de 2014.

Apesar do projeto da operadora ter sido aceito, Aquino explicou que isso não significa
que a MSC será administradora do terminal. “O projeto ainda será licitado e a MSC só será administradora se vencer a concorrência”. Dentro do projeto Porto Valongo Santos, as questões que envolvem o novo terminal de passageiros, como estudos e licitações, serão de responsabilidade da Codesp.

Já as demais atividades serão coordenadas pela Prefeitura. A nova instalação deverá
complementar as operações do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, que funciona nos armazéns 25 e Frigorífico do Porto e é, hoje, o único ponto de recepção de transatlânticos do complexo santista.

“Esse novo terminal é uma necessidade para atender o mercado de cruzeiros. Santos está inserido nesse mercado e é uma obrigação oferecer cada vez mais qualidade e conforto aos turistas”, ressaltou o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.

Texto (©) Copyright A Tribuna Santos.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Vamos ver no que dará …

    Ah sim, vc fotografou o Seven Seas Mariner ?

    Vai na saida, deve ser 2000h

    Se for da um roque pra fazer e te levar o CD dos buncos que vc perdeu na sua vgm, incluindo o Mariner OTS atracado pelo lado de mar

    Abs
    MO

  2. Tomara que resolvam o problema do estacionamento. Fazer um terminal novo sem estacionamento decente não faz sentido.

    []s

    André

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui