Três navios movimentam final de semana em Belém

0
O barco com os turistas se prepara para atracar, podendo-se observar o navio ao fundo.
O Prinsendam, e uma balsa com caminhões em primeiro plano.
O Prinsendam ancorado na Baia do Guajará, enquanto um barco regional se afasta do
mesmo com turistas a caminho de Icoaraci
O fim de semana foi movi- mentado em Belém do Pará. Nada menos que 3 navios estiveram de passagem por aquela cidade nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro, todos eles já conhecidos por essas bandas e coincidentemente, todos com o casco pintado de azul. Primeiro foi o Prinsendam, que em virtude da maré baixa ficou ao largo de Icoaraci, com aproximadamente 800 turistas. O navio chegou pela manhã, por volta das 08:00h, sob forte chuva comum nesta época do ano. Diversos ônibus já aguardavam o desembarque dos passageiros para passeios pelos pontos turísticos de Belém. Como programado, o navio partiu por volta das 18:00h local.

No dia Seguinte, 23 de janeiro, por volta das 13:00h, atracou no armazém 4 da Cia das Docas do Pará, o Saga Pearl II. Os 500 turistas que ele transportava tiveram o privilégio de desembarcar bem ao lado da famosa Estação das Docas e do Mercado Vêr-o-Pêso. Muitos deles dispensaram o tradicional city tour e caminharam sob o sol escaldante do equador diretamente para o ambiente refrigerado da Estação, onde puderam provar delícias regionais, adquirir lembranças, ou simplesmente passear pelo local. O navio desatracou por volta das 23:30h a caminho de Santarém e Manaus.
O Saga Pearl II atracado no porto de Belém, como visto a partir da Estação das Docas.
O Marco Polo

Marco Polo visto da orla
Finalmente, no dia 24 por volta das 07:45h chegou o Marco Polo, cujos 400 passageiros tiveram as maiores dificuldades de todos os que aqui passaram no fim de semana. A começar pelo tempo, que definitivamente não colaborou. Pior ainda, o navio ficou muito ao largo, pois havia um a embarcação, o Orhan Ekinci, fundeado exatamente no local onde costumam ficar os navios de cruzeiro. Assim, os passageiros tiveram que enfrentar uma longa travessia desde o navio até o cais, onde aproximadamente 15 ônibus já os aguardavam. Apesar disso, não ocorreu nenhum incidente digno de nota. Deve-se ressaltar que no desembarque foram utilizadas as lanchas do próprio navio. O Marco Polo seguiu no mesmo dia para Santarém e Manaus.
Turistas a bordo das lanchas do Marco Polo a caminho de Icoaraci, sob uma chuva leve.
Texto e Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal, Belém. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui