Concais terá programação especial amanhã

1

Todos a bordo com muita festa! Esse é o lema de quem chega para o embarque de Carnaval, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini- Concais neste sábado, dia 5, quando sete transatlânticos atracam simultaneamente no Porto de Santos: MSC Orchestra, Costa Serena, Grand Mistral, da Íbero Cruzeiros, Vision of the Seas e Mariner of the Seas , da Royal Caribbean, CVC Zenith e CVC Soberano. Os transatlânticos têm roteiros que incluem muita diversão e belas cidades, entre elas Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Francisco do Sul, Punta del Este e Buenos Aires. Os navios, que levam os foliões para curtir o Carnaval em alto-mar, começam a retornar ao Porto de Santos na quarta-feira, dia 9.

E, para que a festa seja completa, ainda em terra, uma operação especial será implantada no Concais, que receberá, aproximadamente, 30 mil pessoas durante todo o sábado, dia 5, entre desembarque, embarque e trânsito. Para atender a grande demanda de passageiros, o número de funcionários do Terminal será reforçado em 40%. Entre os de atendimento e prestadores de serviço serão 300 profissionais. Para o traslado serão disponibilizados cerca de 90 ônibus.

Em reunião realizada no Concais no último dia 2 de março, foram determinados pela CODESP e Praticagem os horários de atracação dos transatlânticos: CVC Soberano às 6h30 no Cais 30, Orchestra, 5h30 no 15, CVC Zenith, 10h00 no Cais 26, Costa Serena às 6h00 no Cais 25, o Mistral, da Ibero, 7h30 no 32, o Mariner, da Royal, às 5h30 no Cais 23 e o Vision, também da Royal, às 7h00 no Cais 31. Participaram da reunião Guarda Portuária, CET, Alfândega, Polícia Militar Polícia Federal,Polícia Civil, Sindicato de Bagagem, Armadores, Agentes Marítimos e o Concais. Outra ação discutida foi o traslado dos passageiros e caminhões de bagagens dos navios que ficarão atracados nos cais 30, 31 e 32. No sábado, o transporte dos passageiros em desembarque dos navios será feito pela via interna, tornando o acesso mais ágil. Junto à CET ficou decidido também que cerca de 500 táxis estarão disponíveis para os turistas.

Para o diretor do Concais, Flávio Brancato, é importante que os horários de atracação sejam cumpridos e que os passageiros que vão embarcar neste dia 5 não cheguem muito cedo ao terminal. “Os passageiros que vão viajar no Carnaval devem chegar a partir das 11 horas, quando a maioria dos desembarques estará finalizada. É claro que é um dia de pico e a adequação dos horários de atracação dos navios e de chegada dos passageiros, o mais próximo ao horário de check in e embarque, o atendimento fica mais ágil”.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Sandro Pataro, a segurança também será reforçada e o efetivo deve aumentar em 50%. “O trabalho será feito da mesma forma, só que teremos policiais em todos os salões e uma atenção redobrada nos locais de embarque e nos equipamentos de raio-X”.

A Guarda Portuária terá seu efetivo reforçado para o embarque de Carnaval. “Além do efetivo, a Guarda Portuária também terá cães farejadores e um esquema especial de trânsito, com uso do grupamento de motociclistas da GP. Tudo isso para garantir a segurança dos passageiros no Porto de Santos”, explica o Comandante Celso Simonetti, Superintendente da Guarda Portuária.

A Polícia Civil também reforçará os profissionais para a Operação Carnaval no Terminal. “Todos os policiais foram convocados para dia 5, aumentaremos o efetivo em 100%. Vamos fazer o policiamento preventivo para garantir a segurança dos turistas e usuários do Terminal”, comenta o Delegado do Porto e Proteção ao Turista, Ricardo Barbante.

O trânsito foi um dos assuntos discutidos na reunião e, segundo a CET, durante a temporada de navios, cerca de oito operadores de tráfego ficam nas áreas internas e externas do Terminal. Para o embarque de Carnaval, 15 operadores estarão no local, coordenando o acesso dos táxis para a recepção dos passageiros e fiscalizando o serviço dos permissionários credenciados.

A gerente de Transporte Especiais, Patrícia Azevedo, vê como essencial a permanência da CET no Concais: “É um serviço importante e que vem sendo mais respeitado a cada ano”. A equipe também presta apoio nas operações de fluidez e fiscalização ao trânsito de veículos, especialmente nas vias de acesso ao terminal de passageiros.

Texto (©) Copyright Press Release Concais. 
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui