Temporada 2010/2011, foram 22 navios em Santos

2
Ontem, o MSC Opera mais uma vez encerrou uma temporada em Santos. A maior temporada brasileira de todos os tempos, no entanto segue até 20 de Maio quando é oficialmente encerrada, em Recife, com a última escala do Bleu de France. Em Santos, desde o dia 8 de Outubro, o terminal movimentou mais de 1,200,000 pessoas, o que demonstra o crescimento acelerado do mercado de cruzeiros brasileiro. Número, porém, que deve diminuir na próxima temporada, devido as limitações dos portos brasileiros (não o de Santos especificamente, que tem até boa estrutura, apesar de não ser perfeito), e a burocracia e cobranças excessivas. É provável, então, que esta seja a maior temporada já realizada por um bom tempo, já que a partir de agora, a tendência é de crescimento modesto, ou até mesmo a ausência de crescimento. Porém, voltando a temporada 2010/2011, 22 navios fizeram escala em Santos, confira:
O primeiro navio a chegar, ainda no começo de Outubro foi o MSC Armonia. Ele foi o navio que mais fez escalas na cidade nessa temporada, e também é um dos navios que mais visitou o Terminal de Passageiros de Santos em toda a sua história. Fez de Santos seu porto-base até Março, embarcando sempre para mini-cruzeiros. 

O Silver Whisper foi o segundo navio a visitar a cidade, e o primeiro em trânsito da temporada. Chegou a Santos no dia 11 de Novembro de 2010, esta foi sua única escala. Em trânsito, o navio da Silver Sea tinha feito sua estréia em Santos em 2001, e desde então não havia voltado a cidade. Para a próxima temporada está prevista sua volta, dessa vez em duas escalas.

O Le Boreal
Estreante, o navio fez única escala com poucos passageiros em 19 de Novembro, quanto tinha menos de 6 meses de serviço. O navio francês fez uma escala técnica, em viagem posicional da Europa para a Antártica, onde ficou baseado nesse verão. Aliás, ele e seu gêmeo, o L’Austral, que ainda nem foi entregue, voltam a região na próxima temporada, mas nenhum faz escala no Brasil no caminho. 
O Grand Mistral foi o segundo navio de cabotagem a chegar. Após uma temporada em que fez apenas três escalas em Santos, o navio voltou para ficar, e embarcou em Santos de Novembro de 2010 a Março de 2011, com viagens para o Prata, o Nordeste e mini-cruzeiros. 
O Grand Celebration foi o segundo navio da Ibero a chegar, ainda em Novembro. Porém, nessa temporada ficaria baseado em Buenos Aires, e só estava de passagem por Santos, onde embarcou para alguns mini-cruzeiros entre o final de Novembro e o Natal, e mais tarde entre o Carnaval e o final de Março.
Já o MSC Orchestra voltou para a sua segunda temporada na América do Sul, e mais uma vez embarcando em Santos, cidade onde aconteceu sua cerimônia de batismo sul-americana no ano passado. Fez uma temporada cinco meses, entre o final de Novembro e o começo de Abril.
O Zenith foi o primeiro navio da CVC/Pullmantur a chegar ao Sudeste, no começo de Dezembro. Na sua quarta temporada na América do Sul, realizou somente mini-cruzeiros com partida de Santos, e por isso, foi um dos navios que mais fez escalas na cidade nessa temporada.
O AIDAcara em sua primeira temporada pela América do Sul, e também de sua companhia, protagonizou uma estréia dupla em Santos. No dia 5 de Dezembro, fez sua primeira escala, e também a primeira da AIDA em Santos. O navio deve ser presença freqüente nas próximas temporadas, e já confirmou sua volta nas temporadas 2011/2012 e 2012/2013. Sua primeira temporada ficou marcada pelos horários incomuns aos padrões dos navios de cruzeiro. 
O Horizon, gêmeo mais velho do Zenith, curiosamente foi o segundo navio da CVC/Pullmantur a chegar a Santos. Fez a primeira escala com esse nome em Dezembro, mas antes já tinha vindo a Santos, como Island Star, para a finada Island Cruises. Fez escalas durante os meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, na sua maioria com muitos passageiros em trânsito, mas sempre realizando embarque de outros. O navio não volta na próxima temporada, e também não deve voltar em 2012/2013, já que foi transferido a CDF, subsidiária francesa da Royal Caribbean.
O Costa Fortuna foi o primeiro navio da Costa a chegar, no começo de Dezembro. Foi sua volta após quase três anos longe, já que tinha feito a última escala em meados de 2007. Como na foto acima, a maioria de suas saídas foi sob chuva, infelizmente. Embarcou para mini-cruzeiros e roteiros de 9 noites até Março, quando partiu para a Europa. 
O Grand Holiday foi outro navio a fazer estréia em Santos. O mais novo navio da Ibero foi transferido da Carnival para a companhia em Maio, após meses de reforma. Fez três escalas em Santos, e depois partiu para o Rio de Janeiro, onde ficou baseado. Durante a temporada também fez embarque em Vitória, Maceió e Salvador.
O Empress chegou logo depois. Chegou para sua segunda temporada com embarque em Santos em mais um dia chuvoso característico dessa época do ano. Fez uma temporada bem diferente, com viagens que partiam de Santos e faziam escala em Itajaí, Rio de Janeiro, Vitória, além dos tradicionais roteiros ao Rio da Prata. Realizou também alguns cruzeiros temáticos como o da Costa da Mata Atlântica e o do Corinthians.
O querido do público brasileiro, Splendour of the Seas, voltou para mais uma temporada no Brasil. Esta foi sua última temporada antes da grande reforma a que será submetido ainda nesse ano. Fez várias escalas em Santos, mas dessa vez, acabou ofuscado pelo seu companheiro de frota Mariner of the Seas. Já tem a volta prevista para a temporada 2011/2012, temporada que poderá ser sua última com as cores da Royal Caribbean na América do Sul, já que sua volta em 2012/2013 foi a princípio cancelada.
O MSC Opera, foi o terceiro e último navio da MSC a chegar. Fez uma temporada marcada pela chuva e pelas saídas atrasadas. Foi o responsável pelo encerramento da temporada mais uma vez, e protagonizou um acidente em Buenos Aires. Na próxima temporada não volta a Santos, já que ficará baseado em Buenos Aires.
O Costa Serena, maior navio de um armador italiano a operar no Brasil, chegou em Dezembro. Fez escalas semanais em Santos, ao embarcar para sua viagem a Bahia. Gêmeo do Costa Concordia e Pacifica, seria o maior navio a fazer a temporada brasileira, se não fosse a decisão da Royal Caribbean de trazer o Mariner ao Brasil. Foi o palco do temático Emoções em alto-mar, com o cantor Roberto Carlos.
O Vision of the Seas da Royal Caribbean chegou a Santos em Dezembro para sua segunda temporada na América do Sul. Fez viagens ao Nordeste, e mini-cruzeiros entre Dezembro e Abril. Um fato notável em sua temporada foi o cumprimento a risca de seus horários, algo raro atualmente.
O Sovereign, navio sensação da década de 80, e maior da frota da Pullmantur chegou a Santos em Dezembro, e fez embarques aqui entre este mês e Março. Também embarcou no Rio de Janeiro e em Salvador. Chegou ao porto muitas vezes atrasado, assim como outros navios da CVC, porém, até agora, os motivos dos atrasos não foram explicados. Volta na próxima temporada, só que dessa vez sob a bandeira da Pullmantur, somente.
O Insignia voltou a Santos para mais algumas escalas em trânsito, o que faz todas as temporadas desde 2004. Porém, desta vez, foram várias escalas. Uma delas, a da foto acima, foi transferida para o dia de Natal. Isto, porque no dia 26, data inicialmente prevista para a escala, haviam 6 navios em Santos, e o Insignia seria o sétimo. Portanto, para fugir do movimento excessivo, o navio mudou a escala. 
No dia 15 de Fevereiro de 2011, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais, recebeu uma das mais importantes escalas de sua história, a do Mariner of the Seas. O maior navio a embarcar no Brasil, fez ao todo seis escalas no terminal, e essas com certeza, foram as que mais merecem destaque. Esse com certeza será um navio que deixará saudade em todos que o conheceram, e intrigará quem não o conheceu por muitos anos. Isso, porque nem ele, nem nenhum de seus gêmeos deverá vir ao Brasil novamente nos próximos anos. 
Dez dias depois, mais um navio estreava em Santos, e curiosamente, com quase o mesmo nome. Se no dia 15 estreara o Mariner of the Seas, no dia 25 era a vez do Seven Seas Mariner. Novamente, aconteceu uma dupla estréia, da companhia, a Regent Seven Seas, e do navio. Ele fez única escala nesse dia, mas tem volta prevista para a temporada 2011/2012
Já o Veendam, da célebre Holland America Line fez sua segunda escala em Santos em Março desse ano. A primeira havia acontecido em Março do ano passado, escala que marcou a volta da HAL a Santos. Deixou Santos somente às 23 horas, como na última escala. Na próxima temporada, voltará a América do Sul, mas não tem escalas previstas para Santos. 
O último navio a chegar foi o Bleu de France, já no final de Março. Ele fez sua primeira e última temporada na América do Sul, já que foi vendido para a SAGA que não opera temporadas na América do Sul. Apesar de estar navegando pela CVC, fez também a primeira escala da CDF – Croisières de France em Santos, e sua primeira escala com esse nome, já que tinha visitado Santos duas vezes como Europa. Foi também um dos destaques da temporada.
Para a próxima temporada, são esperados também 22 navios. 
Imagens e Texto: (©) Copyrights Daniel Capella, Santos
Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui