Termina a temporada 2010/2011 de cruzeiros no Terminal Giusfredo Santini

2
MSC Opere encerrando temporada 2009/2010: cena que se repetirá hoje a noite.

O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini- Concais recebeu o último navio da temporada, nesta terça-feira (20/4). No período de 8 de outubro de 2010 até 20 de abril de 2011, o Terminal movimentou 1.120.757 passageiros, com 512.330 em embarque, 517.817 em desembarque e 90.610 em trânsito. O Concais registrou aumento de 14% no fluxo de passageiros, em relação à temporada anterior, quando o Terminal recebeu 979.866 mil pessoas.

MSC Opera (Foto de Arquivo)

O Concais atendeu 22 navios, no total de 310 escalas, em 196 dias corridos de temporada e 135 dias de operação. Os dias com navios atracados representaram 69% da taxa de utilização.

Na temporada 2010/2011, o Terminal recebeu em média 8.218 passageiros por dia de operação, o que representa 20% da capacidade do complexo marítimo, que é de 42 mil pessoas por dia. Foram 52 dias de operação com apenas 1 navio, com movimentação média de 3.425 passageiros por dia e taxa de utilização de 8%, também com referência a capacidade diária do Terminal.

O dia com maior movimento foi 5 de março, quando o Porto de Santos recebeu 7 navios, e passaram pelo Terminal 33,1 mil passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito. Houve ainda 6 dias em que o Terminal recebeu seis navios simultaneamente, com destaque para os dias 26 de dezembro de 2010 e 19 de fevereiro de 2011, quando foi registrado o movimento de 27 mil e 25 mil pessoas, respectivamente.

O Concais estima que foram injetados R$ 274 milhões na economia regional e cerca de 4.900 empregos diretos. A cada ano, mais recursos e empregos são gerados em Santos e Região com os navios de passageiros que atracam no Porto de Santos.

Investimentos

Área que foi ampliada.
 Em 2010 o Concais investiu R$ 6 milhões para melhorias na infra- estrutura, o que totalizou 48,1 milhões desde 1998. O Terminal ampliou os salões de espera, embarque e desembarque de passageiros. E ganhou mais 1.800 m² de área operacional, com o alinhamento da fachada do armazém 25 (salões azul, vermelho e amarelo).

Com este incremento de área, desembarque e embarque ganharam mais agilidade, além de aumentar significativamente o espaço de espera, que proporcionou mais conforto aos passageiros. Este ano serão aplicados 11 milhões em investimentos para ampliação das áreas de operação interna e externa. O projeto está sendo finalizado.

Cais Outeirinhos 
Área do cais que será alinhada

Até 2013 o Porto de Santos terá um importante inves- timento que beneficiará também o segmento de cruzeiros marítimos. Isso porque estará concluída a obra do Governo Federal do “Alinhamento do Cais do Outeirinhos”, que possibilitará a atracação contínua de 6 navios em frente ao Concais. Serão 1.320 metros lineares e a faixa primária que atingirá até 50 m de largura, e possibilitará o traslado de passageiros, em embarque e desembarque na parte interna, o que reduzirá o fluxo de veículos na malha viária.

Hoje, o MSC Opera tem saída prevista para as 18 horas, e só deve deixar a cidade, como em suas outras escalas,  a noite, portanto, valem as fotos de arquivo do encerramento da última temporada, feita pelo mesmo Opera há menos de um ano no dia 3 de Maio de 2010. Vale lembrar também, que a temporada no Brasil ainda não acabou, já que o Bleu de France continua suas viagens no Nordeste com escala em Fernando de Noronha até o dia 20 de Maio.

Texto (©) Copyright Assessoria de Imprensa Concais e Daniel Capella (somente último parágrafo).
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Legal saber que o Concais teve seu movimento recorde!!!
    Mas, para mim, ainda continua caos e confusão generalizada.
    Quando viajei no navio Mariner que, no embarque foi sem maiores transtorno. Até porque naquele dia estava atracado apenas 2 cruzeiros (era dia 27/02). Até aí beleza!
    O maior estresse foi no desembarque no dia 05/03: totalmente caótico!!! Quase perdemos a mala. E mal conseguimos sair (nós eramos com 5 pessoas e várias malas) para o lado de fora que tinha tanta gente querendo embarcar no ônibus ou simplesmente esperava chegar o ônibus de excursão juntamente com as malas. E mal conseguíamos andar ali e, pra piorar uma mulher não deixava a gente sair pra avenida porque ninguém mandava nela mas com muita lábia conseguimos ela liberar.
    Uma vez que, alcançamos a avenida, que somos residentes de Santos, veio mais uma indignação: nenhum taxista queria pegar a gente porque queriam pegar uma família que mora em SP pra poder ganhar mais…pode uma coisa dessa??? Resultado: meu pai e meu cunhado foi de ônibus até a casa pegar o carro e buscar a gente e voltar pra casa além de enfrentar o trânsito.
    Sinceramente, precisa melhorar e muitooooooo a eficiência do fluxo da saída dos passageiros afinal queremos sair do porto curtindo e não esttressar!!!!
    Desculpe o desabafo.
    E parabéns desse blog na qual leio todos os dias.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui