Obras do novo cais para navios de cruzeiros do Rio de Janeiro começam em dezembro

1
Mariner of the Seas e Costa Victoria no Rio. 

As obras para a construção do novo cais para atracação de navios de cruzeiros no formato de “y”, no Rio de Janeiro, estão previstas para começar em dezembro deste ano. A afirmação foi feita durante o Seminário Mercado de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado na CNT, em Brasília (DF), nessa quarta-feira (11),pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello.

Segundo ele, o projeto está em fase de alterações depois da análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que sugeriu algumas alterações. Os novos píeres do terminal de passageiros da capital fluminense deverão ficar prontos até dezembro de 2013.

“O novo cais otimiza a operação e atende a um compromisso que foi assumido pela Companhia Docas de receber seis navios para servirem de hotel durante as Olimpíadas e auxiliar [o atendimento aos turistas] também para a Copa do Mundo, se for necessário”, explicou Jorge de Mello. O cais será de uso exclusivo para recepção de passageiros. Dependendo do tamanho dos navios, podem ser feitas até oito atracações simultâneas.

Projeto

Obras do novo cais para navios de cruzeiros do Rio de Janeiro começam em dezembro
projeto
A ideia do cais no formato de “y” surgiu dos próprios armadores, as empresas que operam os navios de cruzeiros. Serão construídos três píeres com 30 metros de largura, sendo o píer 1 com 350 metros de comprimento e os píeres 2 e 3 com 400 metros de comprimento, cada, formando entre si o “y”, onde poderão atracar de seis a oito navios.

O projeto visa atender à crescente demanda registrada no porto nos últimos anos e às necessidades previstas para os eventos esportivos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Com a construção do novo cais, o diretor-presidente da Companhia Docas diz que não deve haver mais problemas de navios de cruzeiro terem que atracar na área destinada a navios de carga. O investimento do governo federal, incluído na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), é de R$ 303 milhões.

Texto (©) Copyright Agência de Notícias CNT.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e CDRJ. 
Compartilhar

1 Comentário

  1. Interessante essa notícia. Se realmente sair do papel e virar realidade a curto prazo, surgirá muitos novos cruzeiros e, consequentemente, navios maiores e, claro muitos passageiros.

    E o Santos corre o risco de perder o espaço para o Rio.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui