Paraná quer receber navios de cruzeiro!

0
Veendam em Paranaguá. 

O governo do Paraná deu início a um conjunto de projetos para desenvolver o turismo náutico no Estado, em parceria com o Ministério do Turismo e organizações públicas e privadas. O assunto será o tema da reunião do GT Náutico Brasileiro, nos 5 e 6 de julho, na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em Paranaguá, onde será articulado um convênio para elaborar um diagnóstico do potencial do turismo náutico paranaense.

“Estamos abrindo um cenário de desenvolvimento importante para o turismo paranaense, que se inicia por duas regiões com excelente potencial para o turismo náutico: as baías e praias litorâneas, e o lago de Itaipu e os rios Iguaçu e Paraná, na Costa Oeste”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh.

O debate terá participação de lideranças dos sete municípios litorâneos, diretores da Appa, das secretarias estaduais de Infraestrutura e Logística, do Turismo, do Meio Ambiente e da Indústria e Comércio, e ainda de representantes dos Ministérios da Justiça e da Pesca, da Marinha, da Secretaria do Patrimônio da União, das Agências Nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Transportes Aquaviários (Antaq), da Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas), da BrasilCruise (Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos), entre outras organizações não-governamentais do setor.

O grupo vai conhecer os projetos de expansão dos portos paranaenses, que incluem a criação de um terminal de passageiros. Com a ampliação do cais do porto de Paranaguá, na área leste, será construído um terminal exclusivo para receber navios de passageiros, com área de receptivo para turistas e com toda a infraestrutura necessária. Os recursos para a construção do novo terminal estão sendo pleiteados junto ao governo federal.

“Estamos trabalhando para receber já na próxima temporada de verão navios de cruzeiro com turistas interessados em explorar praias, baías e outras belezas do litoral do Paraná. Montaremos uma estrutura alternativa de receptivos até que as obras do novo terminal estejam concluídas”, explica o superintendente da Appa, Airton Maron.

Esta ação também inaugura um novo modelo de cooperação pelo desenvolvimento da Região Turística do Litoral, com o fortalecimento da Instância de Governança Regional Adetur Litoral. A entidade é reconhecida como organismo institucional adequado pelo Ministério de Turismo e Secretaria de Estado do Turismo para centralizar as ações de integração e ação compartilhada entre empresas, cidadãos e municípios interessados em estruturar e mostrar ao País e ao mundo as potencialidades turísticas, históricas e culturais do litoral do Paraná.

Texto (©) Copyright O Estado do Paraná.
Imagem (©) Copyright Arquivo Appa.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui