Vitória planeja construir terminal de cruzeiros

1
Com o aumento da chegada de navios de cruzeiros no Espírito Santo, a prefeitura de Vitória, em parceria com o Governo, deve construir até o final de 2012 um porto exclusivamente para atender a demanda de turistas que desembarcam na Capital. O terminal será na Praça do Papa e está orçado em R$ 20 milhões.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Antônio Olímpio Bispo, o Porto de Vitória já não comporta mais o fluxo de cruzeiros que passam pela Capital e o novo terminal vai possibilitar maior movimentação de turistas que chegam à Capital por meio dessas embarcações.

Para se ter uma ideia, na temporada 2010/11 foram 31 escalas que trouxeram cerca de 55 mil passageiros para o Estado. “E a tendência é que esse mercado cresça e com o terminal vamos poder trabalhar com navios maiores, com capacidade de até 3,5 mil passageiros”.

Bispo explicou que estudos para a construção do terminal já foram feitos e será necessário fazer apenas uma dragagem em parte da área onde vai ser construído o porto, já que a região já vai passar por uma dragagem maior e que será feita pela Codesa.

No local será construído ainda um píer para receber as embarcações e a previsão é que o terminal também possa ser utilizado para outras atividades quando não estiver no período de temporada de cruzeiros.

O valor previsto para a obra, segundo o secretário, pode ser maior. Os recursos para o empreendimento saíram dos cofres da prefeitura e também do Governo no Estado.

Bispo acredita que o terminal já esteja pronto no final do ano que vem para receber os turistas da temporada 2012/13. Segundo ele, não há uma previsão de quantos turistas devem desembarcar no Estado no ano que vem, mas a expectativa é que seja superior aos 55 mil registrados esse ano.

“A gente espera que esse terminal será bem positivo para o turismo e vamos conseguir ampliar o número de cruzeiros quando ele estiver concluído”.

Texto (©) Copyright Folha Vitória .
Imagem (©) Copyright Divulgação
Compartilhar

1 Comentário

  1. Que ótimo saber isso!
    Moro em Vitória, e finalmente não vou mais precisar ir para o Rio de Janeiro embarcar nos Cruzeiros. Vitória é uma Cidade Linda e não está sendo aproveitada essa beleza da cidade pelos políticos que podem investir e fazer Vitória crescer mais do que já está crescendo, em diversas maneiras.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui