Concais recebe seminário sobre mercado de cruzeiros, nesta terça-feira

0

Na próxima terça-feira, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini recebe o seminário “O mercado de cruzeiros marítimos no Brasil”. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (IBRASI) em parceria com a Merco Shipping Marítima e com apoio da empresa administradora do terminal de passageiros, Concais, e vai reunir os principais representantes do mercado de cruzeiros marítimos e de gestão portuária do País.

Para o coordenador do seminário, Comandante Adolfo Barros, a escolha da realização do seminário em Santos se justifica pela relevância do Porto no cenário nacional. “É o Porto com maior número de escalas e o que mais movimenta o cruzeiro no País. Além disso, o Porto de Santos e o do Rio de Janeiro são os únicos que estão preparados para o crescimento do volume de passageiros. Então, não poderíamos deixar de lado a Cidade, já que o objetivo deste projeto é apresentar um retrato realista da situação do cruzeiro marítimo no Brasil”, afirma.

O Diretor de Operações do Concais, Flavio Brancato, é um dos palestrantes convidados e falará sobre “A visão do mercado segundo o operador do Terminal de Passageiros”. Segundo ele, receber o seminário é uma oportunidade de levantar as necessidades do mercado de cruzeiros no Porto de Santos. “É muito importante ter esse evento aqui porque o Concais é um terminal de referência na América do Sul. A realização deste seminário é essencial para manter um diálogo entre o Ministério do Turismo e os portos brasileiros, e desenvolver ainda mais o segmento de cruzeiros marítimos. E é claro que, com estes dois grandes eventos que acontecerão no Brasil, esta aproximação é fundamental”, declara.

Este é o terceiro seminário realizado em 2011, em um total de seis que integram um projeto elaborado pelo IBRASI em convênio com o Ministério do Turismo. O objetivo é levantar dados sobre o quadro atual dos principais portos brasileiros e discutir as obras e programas necessários para atender o crescimento da movimentação de passageiros, esperado durante a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. O diagnóstico realizado a partir dos encontros servirá de base para os projetos de melhorias, destinação de investimentos e preparação para os eventos esportivos. Ao final dos seis seminários, será encaminhado um relatório para o Ministério do Turismo.

Brasília foi a sede do primeiro seminário, que aconteceu em maio, na Confederação Nacional dos Transportes. Especialistas, empresários e representantes de órgãos governamentais discutiram temas de caráter mais amplo, relacionados ao setor de turismo, terminais de passageiros e administração portuária. O segundo seminário aconteceu em junho, no Rio de Janeiro, onde se iniciou as discussões regionais do segmento de cruzeiros marítimos.

O seminário é direcionado ao trade de cruzeiros marítimos e a partir das 8 horas, no Salão Laranja. O Terminal de Passageiros Giusfredo Santini fica na Avenida Cândido Gaffreé, s/nº – Armazém 25 Interno do Porto de Santos. Informações pelo telefone 13 3226-5600 ou pelo site www.concais.com.br.

 
Texto (©) Copyright Atribuna.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui