MSC terá Fantasia, Orchestra, Musica e Armonia na América do Sul em 2012/2013

6
MSC Fantasia

Após duas temporadas seguidas diminuindo a oferta na América do Sul, a MSC deve manter o número de navios, porém, aumentar sua oferta, com a substituição do Opera por um navio maior: o colosso Fantasia. Essa não é uma informação oficial, muito menos confirmada pela assessoria de imprensa da MSC, mas há fortes indícios disso.

Atrium do Fantasia.

O anúncio oficial será feito somente em Novembro desse ano, segundo a assessoria da própria MSC. Mas já é possível prever até mesmo a disposição dos navios na América do Sul. Com a vinda do Fantasia no lugar do Opera, o Musica deverá ficar baseado em Buenos Aires, substituindo o Opera, com os já tradicionais cruzeiros rumo ao Brasil destinados ao mercado Argentino. O Fantasia, ficaria baseado em Santos, com os cruzeiros rumo ao Nordeste que na próxima temporada serão feitos pelo Orchestra, possibilitando assim, o deslocamento do Orchestra para o Rio de Janeiro, onde embarcará para cruzeiros pelo Nordeste e Prata. Já o Armonia ficaria novamente em Santos, com cruzeiros para a Argentina e Uruguai. Além, é claro dos mini-cruzeiros que deverão estar disponíveis em todos os navios.

Com essas mudanças o MSC Fantasia preencheria a lacuna deixada pelo Mariner of the Seas, como o maior navio da temporada, já que o Fantasia tem capacidade para 3,887 passageiros em ocupação máxima, um pouco mais que o Mariner que tem capacidade para 3,840 em ocupação máxima. Apesar disso, o Mariner continuaria com o título de maior navio a fazer a temporada do Brasil, por conta de algumas toneladas (o Mariner tem 138, 279, enquanto o Fantasia tem pouco mais de 133 mil toneladas). Já o Fantasia leva vantagem no comprimento, com 333 metros, contra 311 do Mariner.

Lembramos porém, que essa não é uma informação oficial, e há considerável margem de erro, ao mesmo passo em que também há considerável margem de acerto.

O que possibilitaria a vinda do Fantasia?

Orchestra em Nova York.

Vários fatores possibilitam a vinda do Fantasia, mas a principal delas é a entrega do novo navio da MSC, o Divina, que é gêmeo do Fantasia, em Junho de 2012, e também a possível entrega de outro gêmeo do Fantasia (que atualmente aguarda um comprador, clique aqui para ver mais detalhes), em Dezembro de 2012. Com esses novos navios, a oferta do Mediterrâneo durante o Inverno poderia ser mantida sem a presença do Fantasia que estaria livre para operar em um novo mercado. Além disso, com o re-posicionamento do Fantasia, seria possível levar o Opera a um outro mercado, como o Oriente Médio, onde o Lirica operará na próxima temporada, ou a África do Sul, onde o Melody e o Sinfonia ficarão baseados. A MSC também demostrou interesse recentemente em operar na Costa Oeste dos EUA, com viagens rumo ao México, e em aumentar a oferta no Caribe, onde o Poesia tem tido bons índices de ocupação. Ademas, as escalas de navios no Brasil tem que ser programadas com um pouco mais de um ano de antecedência, e alguns sites já programam escalas do Fantasia, do Orchestra, Musica e Armonia em locais como Búzios e Angra dos Reis.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagem (©) Copyright MSC Press Area.
Compartilhar

6 Comentários

  1. DANIEL,QUERO SABER SE A ROYAL CARIBBEAN JÁ TEM ROTEIROS E NAVIOS PARA AMÉRICA DO SUL EM 2012/2013.ESTAMOS QUERENDO FAZER ARGENTINA EM 2013 PELA ROYAL CARIBBEAN.AGUARDO NOTICIAS SUAS.LEIO SEMPRE SUAS MATERIAS.ABRAÇOS.
    ELIANA FRANDSEN.

  2. Andrey
    Não entendo porque tirar o Opera seria isso que você diz. O Opera está com uma reputação péssima por aqui após os seguidos acidentes esse ano. É boa idéia tirá-lo sim.

    Lorenzo
    Eu diria que o Opera é mais fácil de vender. Ou melhor, que o Opera oferece mais opções. O Armonia não tem cabines externas com varanda, e se oferece mais cabines triplas e quádruplas, são somente nas internas e externas, já que as suítes só comportam duas pessoas.

    Eliana
    Como andei publicando, a Royal ainda não anunciou o que trará para a América do Sul. Mas já planejou os destinos de quase todos os seus navios. E só sobraram o Splendour e o Vision sem roteiros que devem vir para o Brasil novamente (há também a possibilidade de só o Vision vir ao Brasil). Ainda não dá para saber os roteiros, mas não devem ser muito diferentes, se mantida a oferta de dois navios, dos atuais.

    Luiz Guilherme e Anônimo
    O Porto de Santos tem porte em termos. O Concais diz que tem capacidade para até 44mil passageiros por dia, então não seria problema ter o Fantasia, e mais uns três navios juntos. Mas o sistema viário até ele, é ineficaz, a ainda ainda não foi concluído (até dezembro de 2012 talvez esteja pronto…). Além disso, há o problemas físicos por conta do tamanho do navio. Um navio desse tamanho não atraca na frente do Concais porque o cais ali na frente tem menos de 300 metros. Seria necessário atracar longe do terminal, e seriam necessários ônibus para fazer o transporte dos passageiros, e etc.
    Só que parece que o Armazém 24, ao lado do Concais tem o comprimento suficiente para um navio desse porte. O Mariner só atracou lá uma vez, porque parece que as autoridades de Santos "esqueceram" que esse armazém existia..

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui