Concais recebe seminário sobre mercado de cruzeiros nacional

0

O Terminal de Passageiros Giusfredo Santini recebeu nesta terça-feira o seminário “O Mercado de Cruzeiros Marítimos no Brasil”. O encontro foi o terceiro de um total de seis que integram o projeto elaborado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (IBRASI), em convênio com o Ministério do Turismo.

O evento foi estruturado para abordar visões de diversos órgãos e personagens do setor portuário sobre o mercado de cruzeiros no Brasil.

Vice-presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada, foi um dos palestrantes e classificou o Brasil como o país em que as operações de navios de cruzeiros são mais caras.

Pousada destacou as altas taxas cobradas pelos portos brasileiros. “É caro em razão de taxas, tributos, custos de operação em si. Muita coisa precisa ser ajustada em relação à realidade do setor de cruzeiros em termos de cobrança”

O diretor de Operações do Concais, Flavio Brancato, falou sobre a visão do mercado segundo o operador do Terminal de Passageiros. Ele afirmou que o terminal de passeiros de Santos tem ” uma capacidade ociosa, que pode ser usada para absorver o crescimento do segmento” e desconsiderou a necessidade de se construir outros terminais com a mesma capacidade no País.

O objetivo do encontro foi levantar dados sobre o quadro atual dos principais portos brasileiros e discutir as obras e programas necessários para atender o crescimento da movimentação de passageiros, esperado durante a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.

A partir dos eventos, será elaborado um diagnóstico que servirá de base para os projetos de melhorias, destinação de investimentos e preparação para os eventos esportivos. Ao final dos seis seminários, um relatório será encaminhado para o Ministério do Turismo.

Texto (©) Copyright ATribuna, Santos.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui