Europa, atual Bleu de France em Lisboa na década de 80

7

Considerado em sua época de construção um dos navios mais luxuosos do mundo, o Bleu de France em breve será novamente renomeado, e reformulado. O navio, que completou esse ano seu 30º aniversário, passará a ser conhecido agora como Saga Sapphire, manterá se casco azul, mas passará por profundas reformas, que segundo seus novos donos, adaptarão-o para o estilo inglês. Desde seu lançamento em 1981, nunca havia sido alvo de grandes remodelações, talvez, devido ao fato de que as companhias que o operaram desde 1999, quando deixou a Hapag-Lloyd serem companhias de segunda mão, que preferem não gastar muito com mudanças no navio, mas sim em mantê-lo conservado apenas.

Construído em 1981, para a Hapag-Lloyd, com o nome de Europa, o Bleu de France foi eleito o navio mais luxuoso do mundo algumas vezes, enquanto operava pela companhia, entre 81 e 99. Nessa época, operava cruzeiros de longo curso, com destinos ao redor do mundo, voltados ao mercado alemão. Nas fotos dessa postagem, gentilmente enviadas pelo amigo Rui Agostinho, vemos-no a operar em Lisboa, ainda com seu nome e cores originais, em algum momento da segunda metade da década de 80, em algumas, também é visível o navio de cruzeiros espanhol D. Juan. Após deixar a Hapag-Lloyd em 1999, foi vendido a Star Cruises, da Ásia, que em 2004 o vendeu a Pullmantur. Em 2008, após a Royal Caribbean assumir o comando da Pullmantur, foi transferido para uma nova companhia focada no mercado francês, e este ano, foi vendido ao grupo SAGA, da Inglaterra, e que deve operá-lo por ainda muitos anos.
O Europa foi um dos poucos navios de cruzeiro moderno a ostentar a bandeira alemã.
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Agostinho, Lisboa.
Compartilhar

7 Comentários

  1. Belas fotos!!

    Na realidade o navio ajuda bastante,suas linhas elegantes numa mistura moderna com o tradicional o fazem uma beleza impar,o Bleu de France é muito bonito mas com as cores da HAPAG era mais ainda.Na 2º foto de quebra aparece o pequeno e simpático navio espanhol D.JUAN atracado,bons tempos.
    Abraços,

    Emerson

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui